Cognição e criatividade na investigação em história da matemática: contribuições para a educação matemática

DSpace Repository

A- A A+

Cognição e criatividade na investigação em história da matemática: contribuições para a educação matemática

Show simple item record

dc.contributor.author Mendes, Iran Abreu
dc.date.accessioned 2016-04-20T01:22:56Z
dc.date.available 2016-04-20T01:22:56Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation MENDES, I. A. Cognição e Criatividade na Investigação em História da Matemática: contribuições para a Educação Matemática. Alexandria (UFSC), v. 6, p. 185-204, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160859
dc.description Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37942 pt_BR
dc.description.abstract Neste artigo analiso como a investigação histórica das ideias matemáticas pode evidenciar a criatividade como um acionador do processo de cognição matemática e suas implicações na aprendizagem matemática escolar. Argumento que essa criação pressupõe agregar novos conceitos aos estudos de velhos problemas, originando um novo conhecimento matemático. Assim, a história da matemática mostra como diversos matemáticos reuniram um conjunto de habilidades cognitivas para reinventar princípios matemáticos, ampliar explicações sobre temas desafiadores anteriormente, estudados, caracterizando uma habilidade mental e atitudinal útil para uma abordagem construtiva em matemática e educação matemática. Nesse sentido, os trabalhos de Arquimedes, Galileu, Descartes, Newton, Leibniz e outros matemáticos, trazem em suas obras, comprovações de que o exercício criativo da cognição matemática originou elaborações de extrema relevância para definirmos o contorno dos desafios que levaram à produção de saberes matemáticos atualmente abordados no ensino fundamental, médio e superior. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista Alexandria (UFSC) pt_BR
dc.subject Criatividade pt_BR
dc.subject História da matemática pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title Cognição e criatividade na investigação em história da matemática: contribuições para a educação matemática pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
37942-125819-1-SM.pdf 673.3Kb PDF View/Open Artigo Alexandria (UFSC)

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar