Cognição e criatividade na investigação em história da matemática: contribuições para a educação matemática
Show simple item record
dc.contributor.author |
Mendes, Iran Abreu |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-20T01:22:56Z |
|
dc.date.available |
2016-04-20T01:22:56Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.citation |
MENDES, I. A. Cognição e Criatividade na Investigação em História da Matemática: contribuições para a Educação Matemática. Alexandria (UFSC), v. 6, p. 185-204, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160859 |
|
dc.description |
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37942 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste artigo analiso como a investigação histórica das ideias matemáticas pode evidenciar a criatividade como um acionador do processo de cognição matemática e suas implicações na aprendizagem matemática escolar. Argumento que essa criação pressupõe agregar novos conceitos aos estudos de velhos problemas, originando um novo conhecimento matemático. Assim, a história da matemática mostra como diversos matemáticos reuniram um conjunto de habilidades cognitivas para reinventar princípios matemáticos, ampliar explicações sobre temas desafiadores anteriormente, estudados, caracterizando uma habilidade mental e atitudinal útil para uma abordagem construtiva em matemática e educação matemática. Nesse sentido, os trabalhos de Arquimedes, Galileu, Descartes, Newton, Leibniz e outros matemáticos, trazem em suas obras, comprovações de que o exercício criativo da cognição matemática originou elaborações de extrema relevância para definirmos o contorno dos desafios que levaram à produção de saberes matemáticos atualmente abordados no ensino fundamental, médio e superior. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Alexandria (UFSC) |
pt_BR |
dc.subject |
Criatividade |
pt_BR |
dc.subject |
História da matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.title |
Cognição e criatividade na investigação em história da matemática: contribuições para a educação matemática |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar