Cognição e criatividade na investigação em história da matemática: contribuições para a educação matemática

DSpace Repository

A- A A+

Cognição e criatividade na investigação em história da matemática: contribuições para a educação matemática

Show full item record

Title: Cognição e criatividade na investigação em história da matemática: contribuições para a educação matemática
Author: Mendes, Iran Abreu
Abstract: Neste artigo analiso como a investigação histórica das ideias matemáticas pode evidenciar a criatividade como um acionador do processo de cognição matemática e suas implicações na aprendizagem matemática escolar. Argumento que essa criação pressupõe agregar novos conceitos aos estudos de velhos problemas, originando um novo conhecimento matemático. Assim, a história da matemática mostra como diversos matemáticos reuniram um conjunto de habilidades cognitivas para reinventar princípios matemáticos, ampliar explicações sobre temas desafiadores anteriormente, estudados, caracterizando uma habilidade mental e atitudinal útil para uma abordagem construtiva em matemática e educação matemática. Nesse sentido, os trabalhos de Arquimedes, Galileu, Descartes, Newton, Leibniz e outros matemáticos, trazem em suas obras, comprovações de que o exercício criativo da cognição matemática originou elaborações de extrema relevância para definirmos o contorno dos desafios que levaram à produção de saberes matemáticos atualmente abordados no ensino fundamental, médio e superior.
Description: Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37942
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160859
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View Description
37942-125819-1-SM.pdf 673.3Kb PDF View/Open Artigo Alexandria (UFSC)

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar