A intencionalidade no fazer matemática: um paralelo entre os “discursos” da história e a sociologia da matemática

DSpace Repository

A- A A+

A intencionalidade no fazer matemática: um paralelo entre os “discursos” da história e a sociologia da matemática

Show simple item record

dc.contributor.author Mendes, Iran Abreu
dc.contributor.author Silva, Maria Deusa Ferreira da
dc.date.accessioned 2016-04-20T01:22:22Z
dc.date.available 2016-04-20T01:22:22Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation SILVA, M. D. F; MENDES, I. A. A intencionalidade no fazer matemática: um paralelo entre os 'discursos' da história e a Sociologia da Matemática. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 13, p. 33-53, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160858
dc.description Disponível em: http://www.rbhm.org.br/issues/RBHM%20-%20vol.13,no%2027/3%20-%20Deusa%20-%20Iran.pdf pt_BR
dc.description.abstract Neste artigo fazemos uma discussão teórica sobre a natureza do conhecimento matemático e de como este esteve todo o tempo atrelado às questões sociais, econômicas, culturais e políticas nos diferentes contextos em que esse conhecimento foi produzido. Ele é resultante de nossas leituras e discussões no âmbito da Disciplina Educação Matemática: Matemática como Instituição Social, junto ao programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Também é parte das discussões teóricas que fazemos em nossa Tese de Doutorado no referido Programa. Iniciamos o artigo com uma discussão sobre a história da matemática nas sociedades egípcias e babilônicas antigas e as questões sociais que subsidiaram este desenvolvimento. Em seguida nos transportaremos para o universo grego e tudo o que eles foram capazes de edificar em seis séculos de domínio cultural. Mas uma vez mostraremos que o desenvolvimento da matemática grega não esteve imune às questões de natureza sociológica. Finalizamos com a apresentação do que significou o desenvolvimento da matemática no Império Romano e na Idade Média, mais uma vez envoltos pelas questões de natureza sócio-política-culturais. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista Brasileira de História da Matemática pt_BR
dc.subject Sociologia da matemática pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.title A intencionalidade no fazer matemática: um paralelo entre os “discursos” da história e a sociologia da matemática pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
3 - Deusa - Iran.pdf 318.5Kb PDF View/Open Artigo RBHM

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar