A intencionalidade no fazer matemática: um paralelo entre os “discursos” da história e a sociologia da matemática
Show full item record
Title:
|
A intencionalidade no fazer matemática: um paralelo entre os “discursos” da história e a sociologia da matemática |
Author:
|
Mendes, Iran Abreu; Silva, Maria Deusa Ferreira da
|
Abstract:
|
Neste artigo fazemos uma discussão teórica sobre a natureza do conhecimento matemático e de como este esteve todo o tempo atrelado às questões sociais, econômicas, culturais e políticas nos diferentes contextos em que esse conhecimento foi produzido. Ele é resultante de nossas leituras e discussões no âmbito da Disciplina Educação Matemática: Matemática como Instituição Social, junto ao programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Também é parte das discussões teóricas que fazemos em nossa Tese de Doutorado no referido Programa. Iniciamos o artigo com uma discussão sobre a história da matemática nas sociedades egípcias e babilônicas antigas e as questões sociais que subsidiaram este desenvolvimento. Em seguida nos transportaremos para o universo grego e tudo o que eles foram capazes de edificar em seis séculos de domínio cultural. Mas uma vez mostraremos que o desenvolvimento da matemática grega não esteve imune às questões de natureza sociológica. Finalizamos com a apresentação do que significou o desenvolvimento da matemática no Império Romano e na Idade Média, mais uma vez envoltos pelas questões de natureza sócio-política-culturais. |
Description:
|
Disponível em: http://www.rbhm.org.br/issues/RBHM%20-%20vol.13,no%2027/3%20-%20Deusa%20-%20Iran.pdf |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160858
|
Date:
|
2013 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar