Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores.

DSpace Repository

A- A A+

Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores.

Show simple item record

dc.contributor.author Leme da Silva, Maria Célia
dc.contributor.author Valente, Wagner Rodrigues
dc.date.accessioned 2016-04-19T22:10:13Z
dc.date.available 2016-04-19T22:10:13Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation LEME DA SILVA, M. C. ; VALENTE, W. R. . Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 15, p. 837-855, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160851
dc.description Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/viewFile/17750/pdf pt_BR
dc.description.abstract O texto analisa as mudanças do ensinar e aprender Matemática nos anos iniciais e expõem resultados de investigações que vêm sendo realizadas pelo Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática. Em especial, o trabalho centraliza suas atenções na Aritmética escolar, rubrica mais própria para designar a presença da matemática nos primeiros anos de ensino. O estudo adota como referencial teórico -metodológico a História Cultural ,a partir de autores como Roger Chartier. O texto ainda considera as pesquisas no âmbito da história das disciplinas esc olares, empreendidas por André Chervel e Thomas Popkewitz. A narrativa histórica sobre a Aritmética escolar desde o final do século XIX até os dias atuais permite problematizar e ressaltar a importância da história da educação matemática na formação de professores. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Educação Matemática Pesquisa (Online) pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Artimética pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.title Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores. pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
17750-44532-1-PB.pdf 553.9Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar