Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores.

DSpace Repository

A- A A+

Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores.

Show full item record

Title: Uma breve história do ensinar e aprender matemática nos anos iniciais: uma contribuição para a formação de professores.
Author: Leme da Silva, Maria Célia; Valente, Wagner Rodrigues
Abstract: O texto analisa as mudanças do ensinar e aprender Matemática nos anos iniciais e expõem resultados de investigações que vêm sendo realizadas pelo Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática. Em especial, o trabalho centraliza suas atenções na Aritmética escolar, rubrica mais própria para designar a presença da matemática nos primeiros anos de ensino. O estudo adota como referencial teórico -metodológico a História Cultural ,a partir de autores como Roger Chartier. O texto ainda considera as pesquisas no âmbito da história das disciplinas esc olares, empreendidas por André Chervel e Thomas Popkewitz. A narrativa histórica sobre a Aritmética escolar desde o final do século XIX até os dias atuais permite problematizar e ressaltar a importância da história da educação matemática na formação de professores.
Description: Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/viewFile/17750/pdf
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160851
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View Description
17750-44532-1-PB.pdf 553.9Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar