Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971)

DSpace Repository

A- A A+

Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971)

Show simple item record

dc.contributor.author Leme da Silva, Maria Célia
dc.date.accessioned 2016-04-19T22:08:56Z
dc.date.available 2016-04-19T22:08:56Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation LEME DA SILVA, M. C.. Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971). HISTEMAT - Revista de História da Educação Matematica, v. 1, p. 148-164, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160845
dc.description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/12/16 pt_BR
dc.description.abstract O texto sintetiza resultados de investigações históricas que vêm sendo desenvolvidos pelo GHEMAT – Grupo de Pesquisas em História da Educação Matemática no Brasil. Apresenta uma narrativa sobre a trajetória de saberes geométricos presentes no ensino primário brasileiro delimitada pela primeira legislação sobre a instrução no Brasil de 1827 e a lei 5.962/71 que unifica os ensinos primário e secundário. As normatizações que regem o ensino primário, revistas pedagógicas, livros e manuais didáticos constituem as fontes de pesquisa cotejadas com os ideários de movimentos pedagógicos de âmbito internacional: escola tradicional, pedagogia moderna, pedagogia da esc ola nova e movimento da matemática moderna. Permanências e rupturas são identificadas e analisadas de modo a compreender o processo criativo da escola na constituição e transformação de saberes geométricos ao longo de aproximadamente cento e cinquenta anos. Conhecer e compreender a trajetória do processo de ensino de saberes geométricos nos anos iniciais, possibilita novas indagações e reflexões frente as recentes publicações sobre o ensino atual. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher HISTEMAT - Revista de História da Educação Matematica pt_BR
dc.subject Saberes geométricos pt_BR
dc.subject Ensino primário pt_BR
dc.subject Método intuitivo pt_BR
dc.subject Escola Nova pt_BR
dc.subject Movimento da Matemática Moderna pt_BR
dc.title Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971) pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
12-33-1-PB.pdf 205.7Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar