Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971)
Show simple item record
dc.contributor.author |
Leme da Silva, Maria Célia |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-19T22:08:56Z |
|
dc.date.available |
2016-04-19T22:08:56Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
LEME DA SILVA, M. C.. Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971). HISTEMAT - Revista de História da Educação Matematica, v. 1, p. 148-164, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160845 |
|
dc.description |
Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/12/16 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O texto sintetiza resultados de investigações históricas que vêm sendo desenvolvidos pelo GHEMAT – Grupo de Pesquisas em História da Educação Matemática no Brasil. Apresenta uma narrativa sobre a trajetória de saberes geométricos presentes no ensino primário brasileiro delimitada pela primeira legislação sobre a instrução no Brasil de 1827 e a lei 5.962/71 que unifica os ensinos primário e secundário. As normatizações que regem o ensino primário, revistas pedagógicas, livros e manuais didáticos constituem as fontes de pesquisa cotejadas com os ideários de movimentos pedagógicos de âmbito internacional: escola tradicional, pedagogia moderna, pedagogia da esc ola nova e movimento da matemática moderna. Permanências e rupturas são identificadas e analisadas de modo a compreender o processo criativo da escola na constituição e transformação de saberes geométricos ao longo de aproximadamente cento e cinquenta anos. Conhecer e compreender a trajetória do processo de ensino de saberes geométricos nos anos iniciais, possibilita novas indagações e reflexões frente as recentes publicações sobre o ensino atual. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
HISTEMAT - Revista de História da Educação Matematica |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes geométricos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino primário |
pt_BR |
dc.subject |
Método intuitivo |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Nova |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento da Matemática Moderna |
pt_BR |
dc.title |
Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971) |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar