Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971)

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Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971)

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Título: Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971)
Autor: Leme da Silva, Maria Célia
Resumo: O texto sintetiza resultados de investigações históricas que vêm sendo desenvolvidos pelo GHEMAT – Grupo de Pesquisas em História da Educação Matemática no Brasil. Apresenta uma narrativa sobre a trajetória de saberes geométricos presentes no ensino primário brasileiro delimitada pela primeira legislação sobre a instrução no Brasil de 1827 e a lei 5.962/71 que unifica os ensinos primário e secundário. As normatizações que regem o ensino primário, revistas pedagógicas, livros e manuais didáticos constituem as fontes de pesquisa cotejadas com os ideários de movimentos pedagógicos de âmbito internacional: escola tradicional, pedagogia moderna, pedagogia da esc ola nova e movimento da matemática moderna. Permanências e rupturas são identificadas e analisadas de modo a compreender o processo criativo da escola na constituição e transformação de saberes geométricos ao longo de aproximadamente cento e cinquenta anos. Conhecer e compreender a trajetória do processo de ensino de saberes geométricos nos anos iniciais, possibilita novas indagações e reflexões frente as recentes publicações sobre o ensino atual.
Descrição: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/12/16
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160845
Data: 2015


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