Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971)
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Título: 
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Uma trajetória histórica de saberes geométricos no ensino primário brasileiro (1827-1971) | 
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Autor:
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Leme da Silva, Maria Célia
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Resumo:
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O  texto sintetiza  resultados  de investigações  históricas  que  vêm  sendo desenvolvidos  pelo  GHEMAT – Grupo  de  Pesquisas  em História  da  Educação  Matemática  no  Brasil.  Apresenta  uma  narrativa  sobre  a  trajetória  de  saberes geométricos  presentes  no ensino   primário   brasileiro delimitada pela primeira legislação sobre a instrução no Brasil de 1827 e a lei 5.962/71 que unifica os ensinos  primário  e secundário.  As  normatizações  que  regem  o  ensino  primário,  revistas  pedagógicas, livros e manuais didáticos constituem as fontes de pesquisa cotejadas com os ideários de  movimentos  pedagógicos  de  âmbito internacional:  escola tradicional,  pedagogia  moderna,  pedagogia  da  esc ola  nova  e  movimento  da  matemática moderna.  Permanências  e  rupturas  são  identificadas  e  analisadas  de  modo  a compreender  o  processo  criativo  da  escola na  constituição  e  transformação de  saberes  geométricos  ao  longo  de  aproximadamente  cento  e cinquenta  anos. Conhecer  e  compreender  a  trajetória  do processo  de  ensino  de  saberes  geométricos  nos  anos iniciais,  possibilita  novas indagações  e  reflexões frente  as recentes publicações  sobre  o  ensino atual. | 
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Descrição:
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Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/12/16 | 
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URI:
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https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160845
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Data:
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2015 | 
	     
        
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