Resolução de Problemas na formação de professores primários em tempos de Escola Nova.
Show simple item record
dc.contributor.author |
Leme da Silva, Maria Célia |
|
dc.contributor.author |
Almeida, Denis Herbert de |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-19T22:08:41Z |
|
dc.date.available |
2016-04-19T22:08:41Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, D. H. ; LEME DA SILVA, M. C. . Resolução de Problemas na Formação de Professores Primários em tempos de Escola Nova. Revista Acta Scientiae, v. 16, p. 43-56, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160844 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/339/836 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo tem como objetivo, apresentar a análise dos Programas de Ensino do Instituto de Educação de São Paulo no período de 1933 a 1936, focando a “Resolução de Problemas” no ensino de Aritmética na formação matemática do professor primário, dada nesse Instituto. Para isso, são analisados o conteúdo metodológico e a bibliografia dos Programas. As referências utilizadas são “A Didática da Escola Nova” de Alfredo Miguel Aguayo, “A Nova Metodologia da Aritmética” de Edward Lee Thorndike e artigo de Antonio Firmino de Proença intitulado “Erros no Ensino de Aritmética Elementar”. Esses documentos são questionados na perspectiva da História Cultural no intento de transformá-los em fontes, por meio de problematizações e cotejamentos. Thorndike e Aguayo são referências no ensino de aritmética e especificamente no uso de “Resolução de Problemas”. Tudo indica que o Movimento da Escola Nova não significa a ruptura com o ensino “tradicional”; as referências presentes no Instituto de Educação evidenciam o embate dos pressupostos da Escola Nova com a cultura escolar em vigência. Palavras |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Acta Scientiae |
pt_BR |
dc.subject |
Formação matemática do professor primário |
pt_BR |
dc.subject |
Instituto de Educação de São Paulo |
pt_BR |
dc.subject |
Resolução de Problemas |
pt_BR |
dc.subject |
História da Educação Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Resolução de Problemas na formação de professores primários em tempos de Escola Nova. |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar