Resolução de Problemas na formação de professores primários em tempos de Escola Nova.

DSpace Repository

A- A A+

Resolução de Problemas na formação de professores primários em tempos de Escola Nova.

Show full item record

Title: Resolução de Problemas na formação de professores primários em tempos de Escola Nova.
Author: Leme da Silva, Maria Célia; Almeida, Denis Herbert de
Abstract: Este artigo tem como objetivo, apresentar a análise dos Programas de Ensino do Instituto de Educação de São Paulo no período de 1933 a 1936, focando a “Resolução de Problemas” no ensino de Aritmética na formação matemática do professor primário, dada nesse Instituto. Para isso, são analisados o conteúdo metodológico e a bibliografia dos Programas. As referências utilizadas são “A Didática da Escola Nova” de Alfredo Miguel Aguayo, “A Nova Metodologia da Aritmética” de Edward Lee Thorndike e artigo de Antonio Firmino de Proença intitulado “Erros no Ensino de Aritmética Elementar”. Esses documentos são questionados na perspectiva da História Cultural no intento de transformá-los em fontes, por meio de problematizações e cotejamentos. Thorndike e Aguayo são referências no ensino de aritmética e especificamente no uso de “Resolução de Problemas”. Tudo indica que o Movimento da Escola Nova não significa a ruptura com o ensino “tradicional”; as referências presentes no Instituto de Educação evidenciam o embate dos pressupostos da Escola Nova com a cultura escolar em vigência. Palavras
Description: Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/339/836
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160844
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View Description
339-2803-1-PB.pdf 876.8Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar