O ensino de primeiro ano primário em tempos de escola ativa: a geometria nos programas brasileiros.

DSpace Repository

A- A A+

O ensino de primeiro ano primário em tempos de escola ativa: a geometria nos programas brasileiros.

Show full item record

Title: O ensino de primeiro ano primário em tempos de escola ativa: a geometria nos programas brasileiros.
Author: Fernandes, Juliana Chiarini Balbino; Borges, Rosimeire Aparecida Soares
Abstract: Este estudo tem por objetivo analisar a conformação das prescrições oficiais para o ensino de geometria do primeiro ano do curso primário em tempos da pedagogia da escola ativa. Como objetivos específicos pretende-se analisar os conteúdos de ensino de Geometria prescritos no primeiro ano do ensino primário, bem como analisar as orientações pedagógicas para o ensino de Geometria para o primeiro ano escolar. Intenta-se ainda analisar as finalidades prescritas nos documentos oficiais para o ensino de Geometria. Para tanto estará fundamentado em Nóvoa (1998), Chervel (1990) e Monarcha (2009). Serão analisados os programas do nível primário de ensino, publicados no ano de 1930, em diferentes estados brasileiros. Espera-se que um estudo histórico comparativo em programas destinados ao ensino primário, publicados no Brasil, possa trazer à tona os conceitos Geométricos que foram contemplados nesse período, bem como as metodologias de ensino utilizadas nessa disciplina auxiliando na escrita da História da Educação Matemática.
Description: Disponível em:http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/148
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160840
Date: 2015


Files in this item

Files Size Format View Description
148-276-1-SM.pdf 474.1Kb PDF View/Open Artigo da revista exitus

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar