O ensino de primeiro ano primário em tempos de escola ativa: a geometria nos programas brasileiros.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O ensino de primeiro ano primário em tempos de escola ativa: a geometria nos programas brasileiros.

Mostrar registro completo

Título: O ensino de primeiro ano primário em tempos de escola ativa: a geometria nos programas brasileiros.
Autor: Fernandes, Juliana Chiarini Balbino; Borges, Rosimeire Aparecida Soares
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a conformação das prescrições oficiais para o ensino de geometria do primeiro ano do curso primário em tempos da pedagogia da escola ativa. Como objetivos específicos pretende-se analisar os conteúdos de ensino de Geometria prescritos no primeiro ano do ensino primário, bem como analisar as orientações pedagógicas para o ensino de Geometria para o primeiro ano escolar. Intenta-se ainda analisar as finalidades prescritas nos documentos oficiais para o ensino de Geometria. Para tanto estará fundamentado em Nóvoa (1998), Chervel (1990) e Monarcha (2009). Serão analisados os programas do nível primário de ensino, publicados no ano de 1930, em diferentes estados brasileiros. Espera-se que um estudo histórico comparativo em programas destinados ao ensino primário, publicados no Brasil, possa trazer à tona os conceitos Geométricos que foram contemplados nesse período, bem como as metodologias de ensino utilizadas nessa disciplina auxiliando na escrita da História da Educação Matemática.
Descrição: Disponível em:http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/148
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160840
Data: 2015


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
148-276-1-SM.pdf 474.1Kb PDF Visualizar/Abrir Artigo da revista exitus

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar