The development and implementation of tasks to elderly learners of english as a foreign language: taking a bigger picture into consideration

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The development and implementation of tasks to elderly learners of english as a foreign language: taking a bigger picture into consideration

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Título: The development and implementation of tasks to elderly learners of english as a foreign language: taking a bigger picture into consideration
Autor: Pereira, Gisele Daiana
Resumo: Abstract : This qualitative study inserted in the SLA field, investigated the participants? perception of the implementation of a cycle of tasks under the task-based approach rationale (Ellis, 2003; Skehan, 1998) in a group of elderly EFL learners from NETI-UFSC. The theoretical frame used in tasks development included: Skehan?s (1998) framework for task analysis, Skehan?s (1996) framework for task implementation, Ellis?s (2003) principles for TBA, Long?s (1991) Focus on Form, and Long?s (2015) needs analysis concept, and the elements of planning by Foster and Skehan (1996; 1999), and repetition by Bygate (2001). Eight elderly EFL learners who attended the five classes answered perception questionnaires on the classes and took part in an interview in the end of the cycle. All data collected was submitted to a qualitative analysis. The results showed some TBA elements in the participants? perceptions ? focus on meaning and tasks? resemblance to real world ? as relevant to their learning. The results also showed that the use of TBA to develop a cycle of tasks for these elderly EFL learners was positive. They also showed that (1) needs analysis is essential to build meaningful and motivational tasks; (2) both Skehan?s frameworks are resourceful in balancing the task level of difficulty and the learners? attention between meaning and form; (3) planning and repetition can be catalysts for task performance; and (4) TBA promotes learners? reflection on their perception of themselves as learners and their beliefs about EFL learning. Finally, this study indicates that developing and implementing a cycle of tasks can contribute to a teacher?s formation.<br>Abstract : Este estudo qualitativo dentro do campo de Aquisição de Segunda Língua investigou a percepção dos participantes sobre a implementação de um ciclo de tarefas desenvolvido por meio da abordagem embasada em tarefas (Ellis, 2003; Skehan, 1998) para um grupo de aprendizes idosos de inglês como língua estrangeira. Para tanto, foram utilizados os seguintes elementos teóricos: o esquema de análise de tarefas de Skehan (1998), o esquema para implementação de tarefas de Skehan (1996), os princípios de abordagem embasada em tarefas segundo Ellis (2003), o conceito de Focus on Form cunhado por Long (1991), o conceito de Long (2015) sobre needs analysis, e os elementos de planejamento estudados por Foster e Skehan (1996; 1999) e de repetição estudado por Bygate (2001). O grupo de participantes deste estudo foi formado por oito aprendizes idosos de inglês que participaram de cinco aulas, responderam a questionários sobre suas percepções após cada aula, e participaram de uma entrevista ao final do ciclo de tarefas. Os dados coletados foram submetidos a uma análise qualitativa. Os resultados mostraram que os participantes perceberam alguns elementos da abordagem embasada em tarefas como relevantes para sua aprendizagem, sendo esses: foco em significado e a semelhança das tarefas ao mundo real. Os resultados também mostraram como positivo o uso da abordagem embasada em tarefas para desenvolver um ciclo de tarefas para esses alunos idosos. Outros resultados também mostraram que (1) needs analysis é essencial para construir tarefas significativas e motivacionais; (2) os dois esquemas desenvolvido por Skehan são uteis para equilibrar o nível de dificuldade das tarefas e para balancear a atenção dos aprendizes entre significado e forma; (3) os elementos de planejamento e repetição podem aprimorar o desempenho dos participantes nas tarefas; (4) e a abordagem embasada em tarefas promove a reflexão dos alunos sobre a percepção de si mesmos como aprendizes e sobre suas crenças a respeito da aprendizagem de idiomas. Por fim, este estudo indicou que desenvolver e implementar um ciclo de tarefas pode contribuir para a formação do professor.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2015.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160718
Data: 2015


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