Práticas de formação de pesquisadores da educação.

DSpace Repository

A- A A+

Práticas de formação de pesquisadores da educação.

Show simple item record

dc.contributor.author Pinto, Neuza Bertoni
dc.contributor.author Martins, Pura Lúcia Oliver
dc.date.accessioned 2016-04-13T21:53:00Z
dc.date.available 2016-04-13T21:53:00Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation PINTO, N. B. ; MARTINS, Pura Lucia Oliver. Práticas de Formação de Pesquisadores da Educação. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), v. 9, p. 103-118, 2009. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160515
dc.description Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=2587&dd99=view&dd98=pb pt_BR
dc.description.abstract O artigo discute a formação do pesquisador da educação e relata a experiência desenvolvida na disciplina Seminário de Tese II ministrada à primeira turma de Doutorado do Programa de Pós- Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Inicialmente, analisa núcleos problemáticos das pesquisas em educação no Brasil, apontados pela literatura educacional, em seguida, descreve o processo pedagógico desenvolvido pela referida disciplina, cuja intencionalidade era propiciar um espaço de discussão coletiva voltado à formação de pesquisadores. O relato dos procedimentos adotados na disciplina sublinha a relevância de um exercício de percepção e reflexão crítica direcionado à compreensão dos elos existentes entre as abordagens de pesquisa e seus pressupostos epistemológicos, gnosiológicos e ontológicos. As análises das práticas investigativas de diferentes modalidades de pesquisa, realizadas a partir do “esquema paradigmático” proposto por Gamboa (2007), configuraram-se como elemento dinamizador das práticas investigativas dos participantes. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista Diálogo Educacional (PUCPR) pt_BR
dc.subject Pesquisa educacional pt_BR
dc.subject Formação do pesquisador pt_BR
dc.subject Leitura epistemológica das práticas investigativas. pt_BR
dc.subject Revista Diálogo Educação pt_BR
dc.title Práticas de formação de pesquisadores da educação. pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
dialogo-2587.pdf 55.68Kb PDF View/Open Artigo Revista Diálogo Educacional

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar