Práticas de formação de pesquisadores da educação.
Show full item record
Title:
|
Práticas de formação de pesquisadores da educação. |
Author:
|
Pinto, Neuza Bertoni; Martins, Pura Lúcia Oliver
|
Abstract:
|
O artigo discute a formação do pesquisador da educação e relata a experiência desenvolvida na disciplina Seminário de Tese II ministrada à primeira turma de Doutorado do Programa de Pós- Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Inicialmente, analisa núcleos problemáticos das pesquisas em educação no Brasil, apontados pela literatura educacional, em seguida, descreve o processo pedagógico desenvolvido pela referida disciplina, cuja intencionalidade era propiciar um espaço de discussão coletiva voltado à formação de pesquisadores. O relato dos procedimentos adotados na disciplina sublinha a relevância de um exercício de percepção e reflexão crítica direcionado à compreensão dos elos existentes entre as abordagens de pesquisa e seus pressupostos epistemológicos, gnosiológicos e ontológicos. As análises das práticas investigativas de diferentes modalidades de pesquisa, realizadas a partir do “esquema paradigmático” proposto por Gamboa (2007), configuraram-se como elemento dinamizador das práticas investigativas dos participantes. |
Description:
|
Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=2587&dd99=view&dd98=pb |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160515
|
Date:
|
2009 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar