Lourenço Filho e a Matemática da Escola Nova

DSpace Repository

A- A A+

Lourenço Filho e a Matemática da Escola Nova

Show full item record

Title: Lourenço Filho e a Matemática da Escola Nova
Author: Valente, Wagner Rodrigues; Ieda, Bassinello; Soares, Marcia Guedes
Abstract: O texto analisa o papel de Lourenço Filho para a educação matemática brasileira. Percorre a trajetória desse educador desde as suas primeiras atividades docentes, na década de 1920, onde orienta a modernização do ensino de matemática nos primeiros anos escolares pelas Cartas de Parker. Depois disso, o estudo descreve o impacto da obra Testes ABC no dia-a-dia das escolas e a entrada em cena de um processo de matematização da pedagogia. Por fim, traz a análise de obra didática de Lourenço Filho para o ensino de aritmética revelando a incorporação de novos aportes da psicologia experimental de base estatística na reorganização da matemática escolar para o curso primário.
Description: Disponível em:http://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/download/2/3.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160509
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View Description
2-31-1-PB.pdf 389.6Kb PDF View/Open Artigo dos Caminhos da Educação Matemática em Revista

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar