Avaliação da Aprendizagem e Exclusão Social

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação da Aprendizagem e Exclusão Social

Show simple item record

dc.contributor.author Pinto, Neuza Bertoni
dc.contributor.author Silva, Cláudia Mara Soares da
dc.date.accessioned 2016-04-13T14:01:40Z
dc.date.available 2016-04-13T14:01:40Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation PINTO, N. B. ; SILVA, C. M. S. DA . Avaliação da Aprendizagem e Exclusão Social. Revista Diálogo Educacional (PUCPR), v. 6, p. 111-126, 2006. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160498
dc.description Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=569&dd99=view&dd98=pb pt_BR
dc.description.abstract A exclusão, outrora tratada como categoria dos processos sociais, é analisada nesse artigo como categoria do processo pedagógico desenvolvido na escola. A forma de avaliar a aprendizagem dos alunos pode se constituir em um mecanismo excludente mesmo nas propostas mais inovadoras das políticas educacionais voltadas para a democratização do acesso e permanência dos alunos na escola. Com o objetivo de discutir as relações entre avaliação da aprendizagem e exclusão escolar, o presente estudo analisa as características de uma avaliação da aprendizagem comprometida com a qualidade do ensino e com a inclusão cidadã do aluno da educação básica, apontando a dimensão formativa da avaliação como fator fundamental na efetivação da aprendizagem necessária ao sucesso da escolarização dos alunos social e culturalmente marginalizados. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista Diálogo Educacional pt_BR
dc.subject Exclusão pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Avaliação formativa pt_BR
dc.title Avaliação da Aprendizagem e Exclusão Social pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
dialogo-569.pdf 58.75Kb PDF View/Open Artigo Revista Diálogo Educacional

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar