Avaliação da Aprendizagem e Exclusão Social
Show full item record
Title:
|
Avaliação da Aprendizagem e Exclusão Social |
Author:
|
Pinto, Neuza Bertoni; Silva, Cláudia Mara Soares da
|
Abstract:
|
A exclusão, outrora tratada como categoria dos processos sociais, é analisada nesse artigo como categoria do processo pedagógico desenvolvido na escola. A forma de avaliar a aprendizagem dos alunos pode se constituir em um mecanismo excludente mesmo nas propostas mais inovadoras das políticas educacionais voltadas para a democratização do acesso e permanência dos alunos na escola. Com o objetivo de discutir as relações entre avaliação da aprendizagem e exclusão escolar, o presente estudo analisa as características de uma avaliação da aprendizagem comprometida com a qualidade do ensino e com a inclusão cidadã do aluno da educação básica, apontando a dimensão formativa da avaliação como fator fundamental na efetivação da aprendizagem necessária ao sucesso da escolarização dos alunos social e culturalmente marginalizados. |
Description:
|
Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=569&dd99=view&dd98=pb |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160498
|
Date:
|
2006 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar