Avaliação da Aprendizagem e Exclusão Social

DSpace Repository

A- A A+

Avaliação da Aprendizagem e Exclusão Social

Show full item record

Title: Avaliação da Aprendizagem e Exclusão Social
Author: Pinto, Neuza Bertoni; Silva, Cláudia Mara Soares da
Abstract: A exclusão, outrora tratada como categoria dos processos sociais, é analisada nesse artigo como categoria do processo pedagógico desenvolvido na escola. A forma de avaliar a aprendizagem dos alunos pode se constituir em um mecanismo excludente mesmo nas propostas mais inovadoras das políticas educacionais voltadas para a democratização do acesso e permanência dos alunos na escola. Com o objetivo de discutir as relações entre avaliação da aprendizagem e exclusão escolar, o presente estudo analisa as características de uma avaliação da aprendizagem comprometida com a qualidade do ensino e com a inclusão cidadã do aluno da educação básica, apontando a dimensão formativa da avaliação como fator fundamental na efetivação da aprendizagem necessária ao sucesso da escolarização dos alunos social e culturalmente marginalizados.
Description: Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=569&dd99=view&dd98=pb
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160498
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View Description
dialogo-569.pdf 58.75Kb PDF View/Open Artigo Revista Diálogo Educacional

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar