Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova
Show full item record
Title:
|
Ensinar e avaliar cientificamente a matemática nos anos iniciais: Lourenço Filho e a Revista Escola Nova |
Author:
|
Valente, Wagner Rodrigues; Pinheiro, Nara Vilma Lima
|
Abstract:
|
Na década de 1930, Lourenço Filho era diretor da instrução pública paulista. Nessa época, editou, como estratégia de convencimento dos professores para aderirem à chamada pedagogia científica, um número especial da revista Escola Nova. O objetivo deste artigo é analisar como a publicação dos estudos contidos na revista permite-nos apreender as representações científicas para verificação de habilidades aritméticas na escola primária. Faz-se uso de ferramental teórico-metodológico vindo da História Cultural no estudo dos dados empíricos do trabalho. Obtém-se como resultado mais amplo o desvelar do modo como Lourenço Filho articulou os textos escolhidos para a revista conjugando propostas muito diferentes tratando-as como complementares. Como resultado específico do artigo verifica-se que a avaliação das habilidades aritméticas por meio dos testes, àquele tempo, estava muito mais relacionada à promoção da eficiência do ensino, e menos próxima do que viria ocorrer décadas mais tarde com os estudos sobre aprendizagem matemática. |
Description:
|
Disponível em: http://doi.editoracubo.com.br/10.4322/gepem.2016.004 |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160420
|
Date:
|
2015 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar