Saberes escolares matemáticos nos primeiros anos escolares: a matemática superior de um ponto de vista elementar?
Show simple item record
dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-07T19:38:28Z |
|
dc.date.available |
2016-04-07T19:38:28Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
VALENTE, Wagner Rodrigues. Mathematical knowledge in early school grades: advanced mathematics from an elementary point of view?. Acta Scientiarum. Education (Online), v. 37, p. 321, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160419 |
|
dc.description |
Disponível em: dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5165258.pdf |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O texto tem por objetivo problematizar a matemática dos primeiros anos escolares em perspectiva histórica. Apoiado em recentes resultados de pesquisa vindos de projetos realizados em cooperação nacional e internacional, o trabalho a ser divulgado analisa as dificuldades de realização de estudos históricos sobre a presença da matemática na formação inicial dos alunos. Dentre essas dificuldades, destaca-se o modo de tratar os ensinos matemáticos sobre a forma de matérias e não conteúdos disciplinarizados. Isso implica especial atenção para a articulação que se dá entre pedagogias e saberes a serem ensinados. E, neste caso, impõe-se a análise das finalidades culturais, em cada tempo escolar, do papel do conhecimento matemático. Dentre os resultados do estudo, evidencia-se um divisor de águas com a emergência das pedagogias modernas nas últimas décadas do século XIX e primeiras do século XX, e a redefinição do elementar em matemática. |
pt_BR |
dc.language.iso |
eng |
pt_BR |
dc.publisher |
Acta Scientiarum |
pt_BR |
dc.subject |
saber elementar |
pt_BR |
dc.subject |
ensino primário de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
história da educação matemática |
pt_BR |
dc.title |
Saberes escolares matemáticos nos primeiros anos escolares: a matemática superior de um ponto de vista elementar? |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Mathematical knowledge in early school grades: advanced mathematics from an elementary point of view? |
|
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar