Saberes escolares matemáticos nos primeiros anos escolares: a matemática superior de um ponto de vista elementar?
Show full item record
Title:
|
Saberes escolares matemáticos nos primeiros anos escolares: a matemática superior de um ponto de vista elementar? |
Author:
|
Valente, Wagner Rodrigues
|
Abstract:
|
O texto tem por objetivo problematizar a matemática dos primeiros anos escolares em perspectiva histórica. Apoiado em recentes resultados de pesquisa vindos de projetos realizados em cooperação nacional e internacional, o trabalho a ser divulgado analisa as dificuldades de realização de estudos históricos sobre a presença da matemática na formação inicial dos alunos. Dentre essas dificuldades, destaca-se o modo de tratar os ensinos matemáticos sobre a forma de matérias e não conteúdos disciplinarizados. Isso implica especial atenção para a articulação que se dá entre pedagogias e saberes a serem ensinados. E, neste caso, impõe-se a análise das finalidades culturais, em cada tempo escolar, do papel do conhecimento matemático. Dentre os resultados do estudo, evidencia-se um divisor de águas com a emergência das pedagogias modernas nas últimas décadas do século XIX e primeiras do século XX, e a redefinição do elementar em matemática. |
Description:
|
Disponível em: dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5165258.pdf |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160419
|
Date:
|
2015 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar