Medeiros e Albuquerque, Paulo Maranhão e Isaías Alves: a aritmética científica da escola primária
Show simple item record
dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.contributor.author |
Pinheiro, Nara Vilma Lima |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-07T10:22:00Z |
|
dc.date.available |
2016-04-07T10:22:00Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
VALENTE, Wagner Rodrigues ; PINHEIRO, N. V. . Medeiros de Albuquerque, Paulo Maranhão e Isaías Alves: a aritmética científica da escola primária. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 2, p. 93-114, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160385 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www.ufmt.br/ppgecem/arquivos/a9e4fb0c139ec9d89d62e8b65a5bd4c0.pdf |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo analisa três dos primeiros manuais de práticas aplicadas para uso de testes na escola primária na década de 1920. O primeiro deles, escrito por Medeiros e Albuquerque, Tests: introdução ao estudo dos meios scientificos de julgar a inteligência e a aplicação dos alunos; o segundo, de autoria de Paulo Maranhão, Escola Experimental Testes: testes mentais, testes de escolaridade, programas de testes; e, por fim, Os testes e a reorganização escolar de Isaías Alves. Dada a importância dessas obras como referências para a época, tomamos estes livros como discursos que consolidam representações dirigidas aos professores. A intenção era promover uma transformação na mentalidade e na prática pedagógica dos docentes, com vistas à homogeneização das classes e principalmente dar o que àquela altura era considerada uma base científica à organização escolar. A análise se pautou pelo uso de conceitos vindos da História Cultural, sobretudo os de representação de Roger Chartier (1991) e estratégia de Michel de Certeau (2010), na tentativa de entender que saberes matemáticos elementares foram eleitos e testados para verificar a capacidade intelectual e o rendimento escolar dos alunos das classes primárias. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC |
|
dc.subject |
testes mentais |
pt_BR |
dc.subject |
testes pedagógicos |
pt_BR |
dc.subject |
Aritmética |
pt_BR |
dc.subject |
Escola primária |
pt_BR |
dc.subject |
Manuais de prática aplicada |
pt_BR |
dc.title |
Medeiros e Albuquerque, Paulo Maranhão e Isaías Alves: a aritmética científica da escola primária |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar