Medeiros e Albuquerque, Paulo Maranhão e Isaías Alves: a aritmética científica da escola primária

DSpace Repository

A- A A+

Medeiros e Albuquerque, Paulo Maranhão e Isaías Alves: a aritmética científica da escola primária

Show simple item record

dc.contributor.author Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author Pinheiro, Nara Vilma Lima
dc.date.accessioned 2016-04-07T10:22:00Z
dc.date.available 2016-04-07T10:22:00Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation VALENTE, Wagner Rodrigues ; PINHEIRO, N. V. . Medeiros de Albuquerque, Paulo Maranhão e Isaías Alves: a aritmética científica da escola primária. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 2, p. 93-114, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160385
dc.description Disponível em: http://www.ufmt.br/ppgecem/arquivos/a9e4fb0c139ec9d89d62e8b65a5bd4c0.pdf pt_BR
dc.description.abstract Este artigo analisa três dos primeiros manuais de práticas aplicadas para uso de testes na escola primária na década de 1920. O primeiro deles, escrito por Medeiros e Albuquerque, Tests: introdução ao estudo dos meios scientificos de julgar a inteligência e a aplicação dos alunos; o segundo, de autoria de Paulo Maranhão, Escola Experimental Testes: testes mentais, testes de escolaridade, programas de testes; e, por fim, Os testes e a reorganização escolar de Isaías Alves. Dada a importância dessas obras como referências para a época, tomamos estes livros como discursos que consolidam representações dirigidas aos professores. A intenção era promover uma transformação na mentalidade e na prática pedagógica dos docentes, com vistas à homogeneização das classes e principalmente dar o que àquela altura era considerada uma base científica à organização escolar. A análise se pautou pelo uso de conceitos vindos da História Cultural, sobretudo os de representação de Roger Chartier (1991) e estratégia de Michel de Certeau (2010), na tentativa de entender que saberes matemáticos elementares foram eleitos e testados para verificar a capacidade intelectual e o rendimento escolar dos alunos das classes primárias. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC
dc.subject testes mentais pt_BR
dc.subject testes pedagógicos pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.subject Escola primária pt_BR
dc.subject Manuais de prática aplicada pt_BR
dc.title Medeiros e Albuquerque, Paulo Maranhão e Isaías Alves: a aritmética científica da escola primária pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
a9e4fb0c139ec9d89d62e8b65a5bd4c0.pdf 932.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar