Medeiros e Albuquerque, Paulo Maranhão e Isaías Alves: a aritmética científica da escola primária

DSpace Repository

A- A A+

Medeiros e Albuquerque, Paulo Maranhão e Isaías Alves: a aritmética científica da escola primária

Show full item record

Title: Medeiros e Albuquerque, Paulo Maranhão e Isaías Alves: a aritmética científica da escola primária
Author: Valente, Wagner Rodrigues; Pinheiro, Nara Vilma Lima
Abstract: Este artigo analisa três dos primeiros manuais de práticas aplicadas para uso de testes na escola primária na década de 1920. O primeiro deles, escrito por Medeiros e Albuquerque, Tests: introdução ao estudo dos meios scientificos de julgar a inteligência e a aplicação dos alunos; o segundo, de autoria de Paulo Maranhão, Escola Experimental Testes: testes mentais, testes de escolaridade, programas de testes; e, por fim, Os testes e a reorganização escolar de Isaías Alves. Dada a importância dessas obras como referências para a época, tomamos estes livros como discursos que consolidam representações dirigidas aos professores. A intenção era promover uma transformação na mentalidade e na prática pedagógica dos docentes, com vistas à homogeneização das classes e principalmente dar o que àquela altura era considerada uma base científica à organização escolar. A análise se pautou pelo uso de conceitos vindos da História Cultural, sobretudo os de representação de Roger Chartier (1991) e estratégia de Michel de Certeau (2010), na tentativa de entender que saberes matemáticos elementares foram eleitos e testados para verificar a capacidade intelectual e o rendimento escolar dos alunos das classes primárias.
Description: Disponível em: http://www.ufmt.br/ppgecem/arquivos/a9e4fb0c139ec9d89d62e8b65a5bd4c0.pdf
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160385
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View
a9e4fb0c139ec9d89d62e8b65a5bd4c0.pdf 932.9Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar