Medeiros e Albuquerque, Paulo Maranhão e Isaías Alves: a aritmética científica da escola primária
Show full item record
Title:
|
Medeiros e Albuquerque, Paulo Maranhão e Isaías Alves: a aritmética científica da escola primária |
Author:
|
Valente, Wagner Rodrigues; Pinheiro, Nara Vilma Lima
|
Abstract:
|
Este artigo analisa três dos primeiros manuais de práticas aplicadas para uso de testes na escola primária na década de 1920. O primeiro deles, escrito por Medeiros e Albuquerque, Tests: introdução ao estudo dos meios scientificos de julgar a inteligência e a aplicação dos alunos; o segundo, de autoria de Paulo Maranhão, Escola Experimental Testes: testes mentais, testes de escolaridade, programas de testes; e, por fim, Os testes e a reorganização escolar de Isaías Alves. Dada a importância dessas obras como referências para a época, tomamos estes livros como discursos que consolidam representações dirigidas aos professores. A intenção era promover uma transformação na mentalidade e na prática pedagógica dos docentes, com vistas à homogeneização das classes e principalmente dar o que àquela altura era considerada uma base científica à organização escolar. A análise se pautou pelo uso de conceitos vindos da História Cultural, sobretudo os de representação de Roger Chartier (1991) e estratégia de Michel de Certeau (2010), na tentativa de entender que saberes matemáticos elementares foram eleitos e testados para verificar a capacidade intelectual e o rendimento escolar dos alunos das classes primárias. |
Description:
|
Disponível em: http://www.ufmt.br/ppgecem/arquivos/a9e4fb0c139ec9d89d62e8b65a5bd4c0.pdf |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160385
|
Date:
|
2014 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar