Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças

DSpace Repository

A- A A+

Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças

Show simple item record

dc.contributor.author Valente, Wagner Rodrigues
dc.date.accessioned 2016-04-07T10:15:27Z
dc.date.available 2016-04-07T10:15:27Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation Valente, Wagner Rodrigues . Que geometria ensinar? uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 24, p. 159-178, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160376
dc.description Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v24n1/v24n1a11.pdf pt_BR
dc.description.abstract O artigo aborda a geometria para crianças, seu ensino para alunos das primeiras séries escolares. Leva em conta, inicialmente, a trajetória da Geometria para o nível elementar, desde, praticamente, a Independência do Brasil. Nessa análise, evidencia a permanência de conteúdos da geometria euclidiana até quase meados do século XX. Em seguida, analisa as propostas de alteração do ensino de Geometria elaboradas na década de 1960. Com isso, procura mostrar as intenções de modificar os conteúdos desse ramo matemático, em busca da redefinição de um novo elementar: um novo conhecimento elementar de geometria, vindo de processos de apropriação das contribui- ções trazidas pelos estudos da Psicologia cognitiva. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Pró-Posições
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Ensino primário pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.title Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
v24n1a11.pdf 645.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar