Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças
Show simple item record
dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-07T10:15:27Z |
|
dc.date.available |
2016-04-07T10:15:27Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.citation |
Valente, Wagner Rodrigues . Que geometria ensinar? uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 24, p. 159-178, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160376 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v24n1/v24n1a11.pdf |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O artigo aborda a geometria para crianças, seu ensino para alunos das primeiras séries escolares. Leva em conta, inicialmente, a trajetória da Geometria para o nível elementar, desde, praticamente, a Independência do Brasil. Nessa análise, evidencia a permanência de conteúdos da geometria euclidiana até quase meados do século XX. Em seguida, analisa as propostas de alteração do ensino de Geometria elaboradas na década de 1960. Com isso, procura mostrar as intenções de modificar os conteúdos desse ramo matemático, em busca da redefinição de um novo elementar: um novo conhecimento elementar de geometria, vindo de processos de apropriação das contribui- ções trazidas pelos estudos da Psicologia cognitiva. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Pró-Posições |
|
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino primário |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria |
pt_BR |
dc.subject |
História da educação matemática |
pt_BR |
dc.title |
Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar