Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças

DSpace Repository

A- A A+

Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças

Show full item record

Title: Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças
Author: Valente, Wagner Rodrigues
Abstract: O artigo aborda a geometria para crianças, seu ensino para alunos das primeiras séries escolares. Leva em conta, inicialmente, a trajetória da Geometria para o nível elementar, desde, praticamente, a Independência do Brasil. Nessa análise, evidencia a permanência de conteúdos da geometria euclidiana até quase meados do século XX. Em seguida, analisa as propostas de alteração do ensino de Geometria elaboradas na década de 1960. Com isso, procura mostrar as intenções de modificar os conteúdos desse ramo matemático, em busca da redefinição de um novo elementar: um novo conhecimento elementar de geometria, vindo de processos de apropriação das contribui- ções trazidas pelos estudos da Psicologia cognitiva.
Description: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v24n1/v24n1a11.pdf
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160376
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View
v24n1a11.pdf 645.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar