O que é número? Produção, circulação e apropriação da matemática moderna para crianças
Show simple item record
dc.contributor.author |
Valente, Wagner Rodrigues |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-07T10:07:27Z |
|
dc.date.available |
2016-04-07T10:07:27Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.identifier.citation |
VALENTE, Wagner Rodrigues . O que é número? Produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 27, p. 312-340, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160369 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bolema/v26n44/14.pdf |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O estudo aborda as mudanças nos conteúdos a serem ensinados nos primeiros anos da escola elementar. Em particular, considera o ensino de matemática. Atém-se, sobretudo, à emergência da Matemática Moderna no Brasil. De forma específica, analisa o conceito de número. Leva em consideração, como base teórico-metodológica, estudos vindos da História Cultural. Na análise realizada trata de movimentos pedagógicos anteriores ao que fica conhecido como Movimento da Matemática Moderna: o ensino tradicional, o ensino intuitivo e o escolanovismo. Em seguida, leva em conta a emergência, divulgação e apropriação de uma nova matemática escolar a partir de finais da primeira metade do século XX. O artigo orienta-se pela seguinte questão: que alterações o conceito de número sofre, na matemática escolar brasileira, em finais da década de 1950? Como resultado do estudo revela-se como se dá o processo de produção, de circulação e de apropriação de novos conteúdos elementares da matemática escolar para crianças. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Bolema. Boletim de Educação Matemática |
|
dc.subject |
Ensino primário |
pt_BR |
dc.subject |
Aritmética |
pt_BR |
dc.subject |
Movimento da matemática moderna |
pt_BR |
dc.subject |
Número |
pt_BR |
dc.title |
O que é número? Produção, circulação e apropriação da matemática moderna para crianças |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar