O que é número? Produção, circulação e apropriação da matemática moderna para crianças

DSpace Repository

A- A A+

O que é número? Produção, circulação e apropriação da matemática moderna para crianças

Show full item record

Title: O que é número? Produção, circulação e apropriação da matemática moderna para crianças
Author: Valente, Wagner Rodrigues
Abstract: O estudo aborda as mudanças nos conteúdos a serem ensinados nos primeiros anos da escola elementar. Em particular, considera o ensino de matemática. Atém-se, sobretudo, à emergência da Matemática Moderna no Brasil. De forma específica, analisa o conceito de número. Leva em consideração, como base teórico-metodológica, estudos vindos da História Cultural. Na análise realizada trata de movimentos pedagógicos anteriores ao que fica conhecido como Movimento da Matemática Moderna: o ensino tradicional, o ensino intuitivo e o escolanovismo. Em seguida, leva em conta a emergência, divulgação e apropriação de uma nova matemática escolar a partir de finais da primeira metade do século XX. O artigo orienta-se pela seguinte questão: que alterações o conceito de número sofre, na matemática escolar brasileira, em finais da década de 1950? Como resultado do estudo revela-se como se dá o processo de produção, de circulação e de apropriação de novos conteúdos elementares da matemática escolar para crianças.
Description: Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bolema/v26n44/14.pdf
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160369
Date: 2012


Files in this item

Files Size Format View
14.pdf 155.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar