Da estatística educacional para a estatística: das práticas profissionais a um campo disciplinar acadêmico
Show full item record
Title:
|
Da estatística educacional para a estatística: das práticas profissionais a um campo disciplinar acadêmico |
Author:
|
Valente, Wagner Rodrigues; Silva, Martha Raíssa Iane Santana da
|
Abstract:
|
Este artigo analisa o movimento de transformação das práticas estatísticas colocadas a serviço da educação rumo à institucionalização da estatística como disciplina científica, no período entre 1930 e 1960. Para tanto, consideram-se sobretudo os documentos contidos no arquivo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. A análise leva em conta os estudos de Ivor Goodson relativos aos padrões e processos de consolidação de uma rubrica acadêmica. O resultado do estudo aponta para as ações do professor Milton Rodrigues com vistas à promoção e ao deslocamento dos saberes estatísticos como método para o trabalho nas áreas da educação, da psicologia e da sociologia, em direção à estatística como campo de pesquisa, com seus próprios métodos, objetos de investigação e referências teóricas. As ações do referido professor em favor da instituição de um espaço para a formação do estatístico constituíram-se em um deslocamento significativo e concederam status de cientificidade às diversas produções nas quais a estatística era demandada. Salienta-se que, à época, a estatística, apesar de ser um conhecimento amplamente utilizado, padecia da ausência de um importante aspecto na configuração de uma disciplina acadêmica: a existência dos cursos de formação especializados, que compõem uma comunidade disciplinar. |
Description:
|
Este texto encontra-se disponível no link http://www.scielo.br/pdf/ep/v41n2/1517-9702-ep-41-2-0443.pdf |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/156549
|
Date:
|
2015-04 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar