Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências Biológicas

DSpace Repository

A- A A+

Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências Biológicas

Show full item record

Title: Formação crítica mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências: a análise de uma experiência nas licenciaturas em Física e Ciências Biológicas
Author: Souto, Ingrid Nicola
Abstract: Esta dissertação trata da análise dos espaços de possibilidades para a formação de futuros professores com a apropriação crítica das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências, especialmente em uma disciplina ofertada aos Cursos de Licenciatura em Física e Ciências Biológicas da UFSC. Fundamentou-se na perspectiva da Teoria Crítica e da Mídia-Educação para relacionar com os desafios do Ensino de Ciências, especialmente a partir da proposta Freiriana de educação para a liberdade. A metodologia qualitativa de pesquisa foi inspirada na concepção de Investigação-Ação, para o desenvolvimento de um modelo conceitual de análise das categorias: contexto, diálogo, reflexão e ação, em duas dimensões: a disciplina e a metadisciplina. Ao final deste estudo, concluímos que o instrumento se mostrou eficaz para a exploração da prática docente mediada pelas tecnologias e para a investigação da proposta pedagógica como um espaço de formação crítica no Ensino de Ciência.<br>Abstract : This thesis deals with possible spaces in future teachers' education for a critical appropriation of Information and Communication Technologies in Science Teaching, especially in a discipline offered for Physics and Biology teachers' degree at Federal University in Santa Catarina, Brazil. It is based on the perspective of Critical Theory and Media Education to relate to the challenges of Science Teaching, especially from a freiriana perspective of an education for freedom. A conceptual model of analysis was created from a qualitative methodology approach and was used to investigate four categories: context, dialogue, reflection and action, in two dimensions, discipline and meta-discipline. The instrument showed to be adequate for the exploration of teaching practices mediated by technology and to investigate the discipline as a space for critical education in Science Teaching.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130921
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View
328002.pdf 3.327Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar