A história e o outro: indícios para uma teoria da formação

DSpace Repository

A- A A+

A história e o outro: indícios para uma teoria da formação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vaz, Alexandre Fernandez pt_BR
dc.contributor.author Nunes, Marcus Vinicius de Souza pt_BR
dc.date.accessioned 2015-02-05T21:17:48Z
dc.date.available 2015-02-05T21:17:48Z
dc.identifier.other 331469 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129610
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014 pt_BR
dc.description.abstract São muitos os teóricos de várias áreas do pensamento que dedicaram seu tempo e sua inteligência com a interpretação do pensamento de Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Nosso trabalho mais que uma exegese apropriada do seu trabalho, pretende partir dos chamados Escritos Teológicos da Juventude, considerando os problemas desenvolvidos dentro do corpo do seu pensamento e em sua época, para tratarmos questões que nos parecem muito pertinentes para as pesquisas na área de Educação. Os conceitos de Bildung, positividade, sujeito, história, bem como as relações entre filosofia, teologia e cultura na Modernidade, são aqui tomados e reconfigurados para ajudar-nos a pensar a formação em uma sociedade fragmentada.<br> pt_BR
dc.description.abstract Resumé: Nombreux théoriciens de divers domaines de la pensée ont dedié son temps e sa intelligence à la interpretation de la pensée de Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Notre travail, plus d'une exégèse correcte de son travail, veut-il partir de les textes connu comme Écrits Théologiques de Jeunesse, compte tenu des problèmes développés dans le corps de sa pensée et dans son temps, pour faire face à les questions qui semblent très pertinents pour la recherche en éducation. Les notions de Bildung, positivité, sujet, histoire, ainsi que les rapports entre la philosophie, la théologie et de la culture à la modernité, sont prises ici et reconfigurés pour nous aider à penser la formation dans une société fragmentée. en
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação - pt_BR
dc.subject.classification Filosofia pt_BR
dc.subject.classification Cultura pt_BR
dc.subject.classification Religiao pt_BR
dc.subject.classification Subjetividade pt_BR
dc.title A história e o outro: indícios para uma teoria da formação pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
331469.pdf 1.188Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar