Title: | A história e o outro: indícios para uma teoria da formação |
Author: | Nunes, Marcus Vinicius de Souza |
Abstract: |
São muitos os teóricos de várias áreas do pensamento que dedicaram seu tempo e sua inteligência com a interpretação do pensamento de Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Nosso trabalho mais que uma exegese apropriada do seu trabalho, pretende partir dos chamados Escritos Teológicos da Juventude, considerando os problemas desenvolvidos dentro do corpo do seu pensamento e em sua época, para tratarmos questões que nos parecem muito pertinentes para as pesquisas na área de Educação. Os conceitos de Bildung, positividade, sujeito, história, bem como as relações entre filosofia, teologia e cultura na Modernidade, são aqui tomados e reconfigurados para ajudar-nos a pensar a formação em uma sociedade fragmentada.<br> Resumé: Nombreux théoriciens de divers domaines de la pensée ont dedié son temps e sa intelligence à la interpretation de la pensée de Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Notre travail, plus d'une exégèse correcte de son travail, veut-il partir de les textes connu comme Écrits Théologiques de Jeunesse, compte tenu des problèmes développés dans le corps de sa pensée et dans son temps, pour faire face à les questions qui semblent très pertinents pour la recherche en éducation. Les notions de Bildung, positivité, sujet, histoire, ainsi que les rapports entre la philosophie, la théologie et de la culture à la modernité, sont prises ici et reconfigurés pour nous aider à penser la formation dans une société fragmentée. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014 |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129610 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
331469.pdf | 1.188Mb |
View/ |