A modelagem em educação matemática na perspectiva CTS

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A modelagem em educação matemática na perspectiva CTS

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Caldeira, Ademir Donizeti pt_BR
dc.contributor.author Silveira, Everaldo pt_BR
dc.date.accessioned 2015-02-05T21:12:24Z
dc.date.available 2015-02-05T21:12:24Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 327636 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129531
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Esta tese relata uma pesquisa cujo objetivo foi identificar/elaborar alguns aspectos relacionados ao campo CTS e à Modelagem Matemática na Educação Matemática capazes de subsidiar a emergência de uma perspectiva de Modelagem com enfoque CTS. Como base de dados para esta pesquisa, utilizamos 16 artigos, sendo oito deles escritos por quatro reconhecidos pesquisadores do campo da Modelagem e os outros oito, escritos por quatro reconhecidos pesquisadores do campo CTS. A metodologia utilizada para nortear os trabalhos foi a Grounded Theory (GT). Os dados coletados originaram quatro categorias: condições causais, reações e objetivos, mecanismos de reação e temas. Tais categorias elucidaram aspectos possibilitadores da elaboração enraizada de teorizações que sustentam a emergência de um campo chamado Modelagem na perspectiva CTS. Tal perspectiva de Modelagem se conecta ao campo das relações CTS por meio de temas. Com relação à escolha de temas para o trabalho, são estabelecidas discussões em torno das possibilidades de salas de aula se configurarem em ambientes democráticos, se evidenciando alguns problemas nessa fase da Modelagem.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This thesis reports a research aimed to identify/develop some aspects related to the STS field and to the Mathematical Modeling in Mathematics Education, which are capable of supporting the emergence of a modeling perspective with a STS approach. As a database for this study, we used 16 papers, eight of them written by four recognized researchers in the Modeling field, and the other eight, written by four recognized researchers in the STS field. The methodology used to guide the work was Grounded Theory - GT. The data collected resulted in four categories: causal conditions, reactions and goals, reaction mechanisms, and themes. These categories have elucidated aspects that can enable the rooted development of theories, underpinning the emergence of a field called Modeling into the STS perspective. This Modeling perspective is connected to the field of STS relationships through themes. Regarding the choice of work themes, the possibilities of classrooms being configured into democratic environments are discussed, evidencing some problems at this stage of the Modeling. en
dc.format.extent 203 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Matemática pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title A modelagem em educação matemática na perspectiva CTS pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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