Experiência de integração do moodle no ensino de física no ensino médio : percepção dos alunos

DSpace Repository

A- A A+

Experiência de integração do moodle no ensino de física no ensino médio : percepção dos alunos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lapa, Andréa Brandão pt_BR
dc.contributor.author Franke, Sandra Madalena Pereira pt_BR
dc.date.accessioned 2015-02-05T20:44:11Z
dc.date.available 2015-02-05T20:44:11Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 329070 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129134
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014 pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve por objetivo geral identificar e analisar a percepção dos alunos do Ensino Médio acerca do uso e da integração do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle no ensino e aprendizagem de Física. A investigação foi desenvolvida no 2ª série do Ensino Médio na disciplina de Física de uma escola pública federal de Santa Catarina. O trabalho tem como base a teoria histórico-cultural de Vygotsky. Adotou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa para análise dos dados e o método de estudo de caso exploratório do tipo etnográfico como recurso metodológico. Na percepção dos alunos, o AVA Moodle contribui para motivação para o estudo e interesse para revisar o conteúdo utilizando recursos como vídeos, explicações de colegas, resolução de exercícios online, simuladores e jogos. É um espaço que possibilita a comunicação e facilita a interação dos alunos com o conteúdo e com o professor. Proporciona novas formas de aprender para além da exposição do professor, fora do ambiente escolar.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract: This study aims to identify and analyze high school students perception?s about the use and integration of the Virtual Learning Environment Moodle in physics? teaching and learning. The investigation was conducted with high school students of the 2nd year in the discipline of physics from a public school in Santa Catarina. The work is based on Vygotsky cultural-historical theory. We adopted a qualitative and quantitative approach to data analysis and an ethnographic exploratory case study as a methodological resource. In the students? perception, AVA Moodle contributes to motivation to study and interest to review the contents using resources such as videos, explanations of colleagues, resolution of online exercises, simulations and games. It is a space that allows communication and facilitates student is interactions with the content and teacher and provides new ways for learning beyond the teacher?s lectures, outside school. en
dc.format.extent 165 p. | ils., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject.classification Ambiente virtual pt_BR
dc.subject.classification Moodle (Programa de computador) pt_BR
dc.subject.classification Física pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title Experiência de integração do moodle no ensino de física no ensino médio : percepção dos alunos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
329070.pdf 3.417Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar