Effects of noticing on the oral output in english as a foreign language

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Effects of noticing on the oral output in english as a foreign language

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fortkamp, Mailce Borges Mota pt_BR
dc.contributor.author Nogueira, Viviani Catia pt_BR
dc.date.accessioned 2015-02-05T20:37:18Z
dc.date.available 2015-02-05T20:37:18Z
dc.date.issued 2014 pt_BR
dc.identifier.other 328558 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129033
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2014 pt_BR
dc.description.abstract Schmidt's (1986, 1990, 1995, 2010) Noticing Hypothesis states that the learning of a linguistic item in an L2 occurs if the item is registered by the learner with some degree of awareness, that is, when the item is noticed. Based on this claim, the present study, which is nested in the interface between language and pedagogy, investigates the effects of noticing on the oral output of learners of English as a foreign language. The grammatical structure selected for this study was the absence and the obligatory use of the definite article "the", in three realizations: the absence of "the" to convey genericity, the obligatory use of "the+singular noun' to convey genericity, and the use of "the+noun made definite by the addition of a phrase" to convey specificity. In order to have learners focus their attention on the target structure, the pedagogical technique of input enhancement was applied through the underlining of the grammatical structure. Forty-eight participants of a language school in Rio Negrinho-SC completed (1) a personal and language background questionnaire, took both (2) a written and (3) an oral pretest assessing their knowledge of the target structure, carried out (4) four speaking activities as treatment, responded to (5)four retrospective interviews, one after each treatment session, and took both (6) a written and (7) an oral posttest. The results indicated a statistically significant increase from pre to posttests, in learners' accuracy in the use of the target structure, both in the written and in theoral tests. In addition, a moderate correlation between noticing and learning of the target structure was obtained from the data. These results are interpreted as evidence that noticing has effects on the oral output of learners of English as a foreign language. pt_BR
dc.description.abstract Apresentada por Schmidt (1986, 1990, 1995, 2010) a Hipótese da Percepção Consciente propõe que a aprendizagem de um item linguístico numa segunda língua ocorre se o item é registrado pelo aprendiz com algum grau de consciência, isto é, se o item é percebido conscientemente. Com base nessa afirmação, este estudo, que se utilizada interface entre a linguagem e a pedagogia, investiga os efeitos da percepção consciente na produção oral de aprendizes de Inglês como língua estrangeira. A estrutura gramatical selecionada para este estudo foi a ausência e o uso obrigatório do artigo definido "the", em três realizações: a ausência do artigo definido para expressar genericidade, o uso obrigatório do artigo definido+sintagma nominal no singular para expressar genericidade, e o uso obrigatório do artigo definido+substantivo definido por sintagma para expressar especificidade. Com o objetivo de fazer com que o aprendiz focasse a sua atenção na estrutura alvo, o destaque do insumo, através do seu sublinhamento, foi aplicado como técnica pedagógica. Quarenta e oito participantes de uma escola de idiomas em Rio Negrinho-SC passaram pelos seguintes procedimentos: completaram (1) um questionário de informações pessoais e de experiência linguística; fizeram (2) um pré teste escrito e (3) um pré-teste oral, ambos para verificação do conhecimento do participante em relação à estrutura alvo; (4) quatro atividades de conversação, como tratamento; responderam a (5) quatro entrevistas retrospectivas, uma após cada sessão de tratamento, para possibilitar o acesso à percepção consciente do aprendiz; e fizeram (6)um pós-teste escrito e (7) um pós-teste oral. Os resultados indicaram um aumento estatisticamente significativo na média dos pré-testes para os pós-testes, em relação à acurácia no uso da estrutura alvo, tanto para os testes escritos quanto para os orais. Além disso, os resultados sugeriram a existência de uma correlação moderada entre percepção consciente e aprendizagem da estrutura alvo. Esses resultados foram interpretados como evidência de que a percepção consciente causa efeitos na produção oral de aprendizes de inglês como língua estrangeira. en
dc.format.extent 168 p. | ils., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Ingles falado pt_BR
dc.subject.classification Percepção da fala pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem perceptiva pt_BR
dc.title Effects of noticing on the oral output in english as a foreign language pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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