dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lapa, Andréa Brandão |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Teixeira, Graziela Gomes Stein |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2015-02-05T20:25:23Z |
|
dc.date.available |
2015-02-05T20:25:23Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
328562 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128859 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2014 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho teve como objetivo investigar elementos importantes para a formação inicial de professores para o uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas modalidades de ensino presencial e a distância (EaD). A discussão está focada no Ensino Médio, devido ao fato de o professor desse segmento de ensino estar diretamente em contato com as novas gerações, jovens tecnicamente fluentes em TDIC, e na EaD, por ser uma possibilidade de trabalho para o futuro professor ainda pouco discutida na formação inicial. Para cumprir com o objetivo proposto por este estudo, a coleta de dados contou com entrevistas semiestruturadas com professores egressos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de questionários aplicados a estudantes em fase final dessa mesma licenciatura. Algumas questões que norteiam esta pesquisa referem-se à importância das tecnologias para o ensino de Física; às vantagens e desvantagens, facilidades e dificuldades do uso das tecnologias na prática; à origem dos conhecimentos para uso pedagógico das tecnologias adquiridos pelos participantes de pesquisa ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional. Trata-se de um estudo empírico de abordagem qualitativa baseado no método estudo de caso, e os dados são analisados com base na metodologia da análise de conteúdo. Alguns resultados apontam para a necessidade de uma melhor formação pedagógica para o uso das TDIC no ensino de Física, por isso é relevante que professores universitários se apropriem crítica e criativamente de TDIC no ensino dos conteúdos de física dos cursos de licenciatura.<br> |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Abstract: The present study aimed to investigate the relevant elements in teachers? formation for ICT pedagogical use, both in face to face and online practices. To accomplish with the proposed objective, the data collection was based on semi -structured interviews with Physics teachers (graduated by the Federal University of Santa Catarina - UFSC) and questionnaires for students in the final phase of the degree. Some questions that guided this research are related to the importance of technology for teaching Physics, the advantages and disadvantages, facilities and difficulties of using technology in practice and the origin of such knowledge and pedagogical use of ICT acquired during his/hers academic and professional career. This qualitative study was based on the method of case study and the data was analyzed using content analysis. Some results pointed to the need of a better teachers? education on ICT pedagogical use, which is relevant to inform academics of those courses about their own use of ICT in Physics classes during teachers? education degree courses. |
en |
dc.format.extent |
142 p. | il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação científica e tecnológica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação profissional |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Física |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.title |
As TDIC na formação inicial de professores de física: a voz dos egressos e licenciandos do curso |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |