A ideia de mestre em Nietzsche
Show full item record
Title:
|
A ideia de mestre em Nietzsche |
Author:
|
Alves, Thaise Dias
|
Abstract:
|
Este trabalho discute a ideia de mestre em Nietzsche a partir das críticas do autor à educação de seu tempo. Na primeira parte, investiga-se o problema do mestre em meio à cultura, ao conhecimento e à erudição na Alemanha do século XIX, abordando a história do ?Nietzsche educador? e sua crítica ao método dialético socrático. No capítulo seguinte, busca-se reconstituir o discurso de Nietzsche acerca dos seus mestres: Schopenhauer e Wagner, o que demonstra a importância e a necessidade dos modelos clássicos como guias e inspiradores. Aborda-se também o conceito nietzschiano de imitação criadora e adestramento linguístico. No terceiro capítulo, destacam-se as três tarefas afirmativas, retiradas do capítulo VIII, de Crepúsculo dos ídolos: o aprender a ver, aprender a pensar, aprender a falar e escrever, e com as manobras da máxima: "torna-te aquilo que és", indica-se a noção de um estilo artístico-estético. A pesquisa é de cunho bibliográfico e por meio da "frequentação" dos textos nietzschianos acerca do tema, o problema de pesquisa vai sendo contemplado. Em verdade, grande parte das reflexões nietzschianas sobre a educação é retirada de sua experiência particular, e, dentre os resultados obtidos, conclui-se que a ideia de mestre em Nietzsche é uma composição de "tipos" oriundos de vivências e experiências. Neste momento, percebemos que o filósofo reúne teoria e prática, aventura-se nas intermitências da ação e do pensamento e acaba depositando uma bela esperança no mestre. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2013. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122828
|
Date:
|
2013 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar