O papel do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na construção do governo da República do Sudão do Sul: a atuação do PNUD do período pré-secessão ao pós-eleição (2009-2012)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O papel do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na construção do governo da República do Sudão do Sul: a atuação do PNUD do período pré-secessão ao pós-eleição (2009-2012)

Mostrar registro completo

Título: O papel do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na construção do governo da República do Sudão do Sul: a atuação do PNUD do período pré-secessão ao pós-eleição (2009-2012)
Autor: Guimarães, Samara Dantas Palmeira
Resumo: A presente dissertação analisará a atuação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na construção do Governo da República do Sudão do Sul de 2009 a 2012, a partir do estágio final do Amplo Acordo de Paz, que culminou com a independência do país em 9 de julho 2011, com foco no papel da agência no processo eleitoral do país no período pré-referendo e na manutenção dos projetos pós-referendo até 2012. A República do Sudão do Sul declarou-se independente, mas o novo membro da Organização das Nações Unidas nasce como um Estado com características de "Estado falido". Para alcançar o objetivo geral da pesquisa, serão estudados os projetos na área de governança democrática realizados pela agência. Para a elaboração do trabalho serão utilizados conceitos trazidos" por teóricos que pesquisam sobre governança global e "Estados falidos". <br>Abstract : This dissertation will examine the role of the United Nations Program for Development (UNDP) in the construction of the Government of the Republic of South Sudan from 2009 to 2012, from the final stage of the Comprehensive Peace Agreement, which ended with the country's independence on July 9, 2011, focusing on the agency's role in the electoral process of the country in the pre-referendum and maintenance of projects post-referendum until 2012. The Republic of South Sudan declared its independence, but the newest member of the United Nations was born as State with characteristics of a "failed State". To achieve the overall goal of the research, projects will be studied in the area of democratic governance conducted by the agency. For the preparation of the work it will be used concepts brought by authors who research "failed States" and global governance.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, Florianópolis, 2013.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107274
Data: 2013


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
319514.pdf 809.9Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar