Atomismo: um resgate histórico para o ensino de química

DSpace Repository

A- A A+

Atomismo: um resgate histórico para o ensino de química

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Peduzzi, Luiz Orlando de Quadro en
dc.contributor.author Ferreira, Larissa Moreira en
dc.date.accessioned 2013-07-16T21:00:17Z
dc.date.available 2013-07-16T21:00:17Z
dc.date.issued 2013
dc.date.submitted 2013 en
dc.identifier.other 318230 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103484
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2013 en
dc.description.abstract Dadas as incoerências históricas diagnosticadas nos livros didáticos de química em relação ao conceito de átomo, buscou-se investigar o panorama atual das produções na área de história da ciência relacionadas ao ensino de química. Em seguida, foi realizado resgate histórico do conceito de átomo, desde a antiguidade até a descoberta do elétron. Como referencial epistemológico, utilizou-se Gaston Bachelard, na obra "Les Intuitions Atomistiques". Uma vez delineados os caminhos metodológicos da pesquisa, desenvolveu-se um texto, que é objeto da pesquisa. A sua análise, por especialistas, é então apresentada, bem como as potencialidades do mesmo para o ensino de química.<br> en
dc.description.abstract Abstract : Given the historical inconsistencies diagnosed in textbooks of chemistry towards the concept of atom, we sought to investigate the current situation of the productions in the history of science related to the teaching of chemistry. After that,a historical rescue was conducted of the concept of atom, since antiquity until the discovery the electron. The epistemological referential adopted was Gaston Bachelard's, "Les Intuitions Atomistiques". Once the methodological paths of the research were delineated, a text was developed, which was the object of the research. Its analysis, by specialists, is then presented, well as its potentialities for chemistry teaching. en
dc.format.extent 287 p.| grafs. en
dc.language.iso por en
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica en
dc.subject.classification Quimica en
dc.subject.classification Estudo e ensino en
dc.subject.classification Atomismo en
dc.subject.classification Ciência en
dc.subject.classification História en
dc.title Atomismo: um resgate histórico para o ensino de química en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


Files in this item

Files Size Format View
318230.pdf 1.115Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar