Competências, interdisciplinaridade e contextualização: dos parâmetros curriculares a uma compreensão para o ensino das ciências

DSpace Repository

A- A A+

Competências, interdisciplinaridade e contextualização: dos parâmetros curriculares a uma compreensão para o ensino das ciências

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Zylbersztajn, Arden en
dc.contributor.author Ricardo, Elio Carlos en
dc.date.accessioned 2013-07-16T01:35:35Z
dc.date.available 2013-07-16T01:35:35Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 222646 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102668
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica en
dc.description.abstract Este trabalho apresenta uma análise crítica sobre as noções de competências, interdisciplinaridade e contextualização presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN e PCN+), além de outros pressupostos contidos nesses documentos. Busca aprofundar esse entendimento a partir de entrevistas semi-estruturadas realizadas com os autores dos Parâmetros Curriculares, a fim de resgatar suas intenções e expectativas no contexto de elaboração dos PCN e dos PCN+. Foram entrevistados também os formadores dos futuros professores de biologia, física, matemática e química de três instituições públicas de ensino superior, a respeito de suas opiniões e compreensões acerca daqueles documentos, bem como a forma como estão sendo trabalhados na formação inicial. A partir desse cenário, empreende-se uma discussão teórica sobre as competências como sendo um problema de transposição didática em sentido ampliado, ou ainda, como um problema de referência dos saberes escolares. Além disso, sugere-se que a escola deve ser pensada para uma etapa posterior a ela, no momento em que aqueles saberes serão postos à prova. A interdisciplinaridade e a contextualização são tratadas do ponto de vista epistemológico e histórico-social, com vistas à promoção de uma alfabetização científica e tecnológica e à superação de falsas interpretações que escondem velhas práticas. Nesse sentido, as práticas e os saberes docentes ocupam lugar de destaque. Busca-se, finalmente, questionar o lugar e o papel da educação, da ciência e da escola na sociedade moderna, bem como a atitude do sujeito frente a uma sensação de impossibilidade de mudanças. Para isso, a condição humana é questionada e, espera-se, reconsiderada. Entretanto, há uma dimensão subjetiva para a superação do estado atual das coisas que se concretiza quando o sujeito assume uma atitude crítica diante da verdade absoluta e das próprias certezas. Com isso, pretende-se superar as sombras da ignorância e do preconceito via esclarecimento e convidar esse sujeito a pensar por si mesmo. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Educação en
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica en
dc.subject.classification Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educacao en
dc.subject.classification Competencia en
dc.subject.classification (Autoridade legal) en
dc.subject.classification Ensino de segundo grau en
dc.subject.classification Ciencias (Segundo grau) en
dc.subject.classification Estudo e ensino en
dc.title Competências, interdisciplinaridade e contextualização: dos parâmetros curriculares a uma compreensão para o ensino das ciências en
dc.type Tese (Doutorado) en
dc.contributor.advisor-co Angotti, Jose Andre Peres en


Files in this item

Files Size Format View
222646.pdf 1.243Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar