dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
en |
dc.contributor.advisor |
Zylbersztajn, Arden |
en |
dc.contributor.author |
Ricardo, Elio Carlos |
en |
dc.date.accessioned |
2013-07-16T01:35:35Z |
|
dc.date.available |
2013-07-16T01:35:35Z |
|
dc.date.issued |
2005 |
|
dc.date.submitted |
2005 |
en |
dc.identifier.other |
222646 |
en |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102668 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica |
en |
dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta uma análise crítica sobre as noções de competências, interdisciplinaridade e contextualização presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN e PCN+), além de outros pressupostos contidos nesses documentos. Busca aprofundar esse entendimento a partir de entrevistas semi-estruturadas realizadas com os autores dos Parâmetros Curriculares, a fim de resgatar suas intenções e expectativas no contexto de elaboração dos PCN e dos PCN+. Foram entrevistados também os formadores dos futuros professores de biologia, física, matemática e química de três instituições públicas de ensino superior, a respeito de suas opiniões e compreensões acerca daqueles documentos, bem como a forma como estão sendo trabalhados na formação inicial. A partir desse cenário, empreende-se uma discussão teórica sobre as competências como sendo um problema de transposição didática em sentido ampliado, ou ainda, como um problema de referência dos saberes escolares. Além disso, sugere-se que a escola deve ser pensada para uma etapa posterior a ela, no momento em que aqueles saberes serão postos à prova. A interdisciplinaridade e a contextualização são tratadas do ponto de vista epistemológico e histórico-social, com vistas à promoção de uma alfabetização científica e tecnológica e à superação de falsas interpretações que escondem velhas práticas. Nesse sentido, as práticas e os saberes docentes ocupam lugar de destaque. Busca-se, finalmente, questionar o lugar e o papel da educação, da ciência e da escola na sociedade moderna, bem como a atitude do sujeito frente a uma sensação de impossibilidade de mudanças. Para isso, a condição humana é questionada e, espera-se, reconsiderada. Entretanto, há uma dimensão subjetiva para a superação do estado atual das coisas que se concretiza quando o sujeito assume uma atitude crítica diante da verdade absoluta e das próprias certezas. Com isso, pretende-se superar as sombras da ignorância e do preconceito via esclarecimento e convidar esse sujeito a pensar por si mesmo. |
en |
dc.language.iso |
por |
en |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
en |
dc.subject.classification |
Educação |
en |
dc.subject.classification |
Educação científica e tecnológica |
en |
dc.subject.classification |
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educacao |
en |
dc.subject.classification |
Competencia |
en |
dc.subject.classification |
(Autoridade legal) |
en |
dc.subject.classification |
Ensino de segundo grau |
en |
dc.subject.classification |
Ciencias (Segundo grau) |
en |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
en |
dc.title |
Competências, interdisciplinaridade e contextualização: dos parâmetros curriculares a uma compreensão para o ensino das ciências |
en |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
en |
dc.contributor.advisor-co |
Angotti, Jose Andre Peres |
en |