Leituras dos professores de ciências do ensino fundamental sobre as histórias da ciência

DSpace Repository

A- A A+

Leituras dos professores de ciências do ensino fundamental sobre as histórias da ciência

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Cassiani, Suzani en
dc.contributor.author Flôr, Cristhiane Cunha en
dc.date.accessioned 2013-07-16T01:13:11Z
dc.date.available 2013-07-16T01:13:11Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 225442 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102538
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica en
dc.description.abstract Neste estudo enfatizo as leituras que os professores de ciências do ensino fundamental apresentam sobre as histórias da ciência. Utilizando como principal referencial teórico a análise do discurso da linha francesa, me propus a buscar junto a cinco professores de ciências do ensino fundamental suas leituras sobre as histórias da ciência, ou seja, quais os sentidos são atribuídos sobre esse tema, quais são suas fontes de leitura e suas possíveis contribuições para promover uma melhoria no ensino de ciências. A forma de olhar para as entrevistas está baseada na compreensão de que a linguagem não é transparente, que os sentidos para um texto não são dados e nem estão à espera de serem descobertos, pois estes são construídos pelos leitores dependendo das condições de produção dessas leituras. O perfil observado nos entrevistados mostrou que são professores abertos a inovações no ensino de ciências, principalmente àquelas de ordem metodológica. A análise das entrevistas semi-estruturadas evidenciou que as fontes de leituras sobre o tema apontam predominantemente para o livro didático, as enciclopédias e os trabalhos extraclasse feitos pelos alunos, onde há uma história geralmente voltada a biografias rápidas, nomes e datas de "heróis" da ciência, algo que está pronto, acabado e linear. Diante desta leitura, os professores não vêem muitos benefícios na utilização de abordagens históricas no ensino de ciências, confundindo a história da ciência com "dar aulas" de história. Por outro lado, fazem uma conexão entre a utilização de abordagens históricas e os vínculos entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), mostrando uma leitura diferente da anterior, mais voltada aos rumos atuais da educação em ciências. De qualquer forma, uma das contribuições desta dissertação é apontar para a necessidade da utilização de abordagens históricas da ciência nos cursos de formação en
dc.format.extent 1 v.| il., tabs. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Educação en
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica en
dc.subject.classification Ensino de primeiro grau en
dc.subject.classification Ciências (Primeiro grau) en
dc.subject.classification Estudo e ensino en
dc.subject.classification Ciência en
dc.subject.classification História en
dc.subject.classification Leitura en
dc.subject.classification Analise do discurso en
dc.title Leituras dos professores de ciências do ensino fundamental sobre as histórias da ciência en
dc.type Dissertação (Mestrado) en
dc.contributor.advisor-co Delizoicov, Demetrio en


Files in this item

Files Size Format View
225442.pdf 1.012Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar