Historicidade e visualidade: proposta para uma nova narrativa na educação matemática

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Historicidade e visualidade: proposta para uma nova narrativa na educação matemática

Mostrar registro completo

Título: Historicidade e visualidade: proposta para uma nova narrativa na educação matemática
Autor: Buratto, Ivone Catarina Freitas
Resumo: Esta tese trata do papel da historicidade e da visualidade para a formulação de uma nova narrativa na Educação Matemática. Para tanto, interrogamos como historicidade e visualidade podem se constituir como ferramentas para esta elaboração. Nosso objetivo, portanto, voltou-se para discutir e analisar de que modo esta nova narrativa poderia proporcionar uma compreensão do visual como construção cultural e histórica. Para esta discussão, validamos nossos preceitos embasados em estudos teóricos advindos da literatura nacional e internacional, que auxiliaram nossa proposta de fomentar a discussão sobre novas narrativas na contemporaneidade e de dar condições para romper com ideias tão enraizadas na estrutura educacional da matemática. Assim, trazemos uma contribuição sobre o modo de tratar história e visualidade em cursos de formação de professores, deixando claro que não tivemos a intenção, neste momento, de discutir e analisar tal proposta com os mesmos, mas de elaborar um texto escrito para subsidiar novas pesquisas para a continuidade do estabelecimento de novas fronteiras na Educação Matemática.<br>Abstract : This thesis deals with the role of historicity and visuality to formulate a new narrative in Mathematics Education. Therefore, we question how historicity and visibility can be as tool for this elaboration. Our objective, therefore, turned to discuss and analyze how this new narrative could provide a visual understanding of how cultural and historical construction. For this discussion, we validated our precepts grounded in theoretical studies arising from national and international literature, which helped our proposal to foster discussion of new narratives in contemporary and give conditions to break ideas so ingrained in the educational structure of Mathematics. So, we bring a contribution on how to treat history and visuality on teachers training courses, making it clear, that we had no intention at this time, to discuss and analyze this proposal with them, but to prepare a written text to subsidize new research for the continuity of the establishement of new frontiers in Mathematics education.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológia, Florianópolis, 2012
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101029
Data: 2012


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
310522.pdf 3.643Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar