Educação tecnológica com perspectiva transformadora: a formação docente na constituição de estilos de pensamento

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Educação tecnológica com perspectiva transformadora: a formação docente na constituição de estilos de pensamento

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bazzo, Walter Antonio pt_BR
dc.contributor.author Niezwida, Nancy Rosa Alba pt_BR
dc.date.accessioned 2013-06-25T22:21:52Z
dc.date.available 2013-06-25T22:21:52Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 315033 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100759
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2012 pt_BR
dc.description.abstract Esta tese trata da caracterização dos Estilos de Pensamento predominantes na Educação Tecnológica com a atenção especial para a circulação intercoletiva de ideias (FLECK, 1986) nos processos de formação docente. Explora-se a instabilidade da educação tecnológica (ET) no âmbito escolar e localiza-se um momento de crise na área, apesar da sua denominação, de sua frequente relação com a educação científica e, particularmente, de reformas curriculares experimentadas pela educação argentina. A partir da reflexão epistemológica contemporânea localiza-se a crise da ET nas relações entre a tecnologia, seu objeto de estudo específico, a ciência e a sociedade. Destaca-se a precariedade epistemológica, pedagógica e a visão restrita de Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) que sustenta a crise da ET. A partir disso se assume a necessidade de uma mudança epistemológica (BAZZO, 2010) e a pertinência da dimensão espaço-temporal na gênese de ciência e tecnologia (DELIZOICOV; AULER, 2011). Também são salientados os pressupostos pedagógicos de Paulo Freire (2005) e sua convergência para o planejamento da mudança epistemológica, da visão linear e positiva de CTS e superação da crise na ET. Defende-se a necessidade de implantar iniciativas de educação transformadora na ET. Através de uma abordagem qualitativa junto do curso de formação docente em ET da FAyD, da UNaM investiga-se sua distância ou sintonia com iniciativas transformadoras. Identifica-se que o estilo de pensamento em ET se caracteriza por elementos coercitivos que provocam processos de adaptação à crise de ET. Distingue-se também a emersão de complicações nesses elementos. São exploradas duas dimensões para favorecer que as complicações cedam à mudança de estilos de pensamento em ET e implantação de iniciativas transformadoras: 1) situações significativas para a formação continuada de professores, e 2) elementos necessários à composição curricular de cursos de ET.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This thesis attempts to address the characterization of the predominant thinking styles in technological education with special attention to the collective flow of ideas (FLECK, 1986) in the teacher training processes. The instability of technological education (TE) at the school field is explored and a moment of crisis in the area is identified, in spite of its denomination, of its frequent connection to scientific education and, particularly, of curricular reformulations experienced by education in Argentina. Departing from the contemporary epistemological reflection, the present study localizes the crisis of TE in the relations with technology, its specific object of study, with science and society. The epistemological and pedagogical precariousness, as well as the restricted view of the Science Technology & Society (STS) that support the crisis of TE are pointed out. From this point, the need of an epistemological change (BAZZO, 2010), as well as the relevance of the space-temporal dimension in the genesis of science and technology (DELIZOICOV; AULER, 2011). The pedagogical assumptions by Paulo Freire (2005) are also emphasized, as well as his convergence for the planning of epistemological change, of the linear and positive view of the CTS and the overcome of the crisis in TE. The need of the introduction of initiatives of a transformed education in TE is defended. Through a qualitative approach with the training teaching course in TE at FAyD, UNaM, its distance or agreement with transformative initiatives are investigated. It is identified that the thinking styles in TE is characterized by coercive elements, which cause adaptation processes to the TE crisis. These elements are also distinguished by the emergence of facilitators of complications. Two dimensions to favor that the complications give ground to a change of thinking styles in TE and the implantation of transformative initiatives are explored: 1) significant situations for the continuing teacher education, and 2) needed elements to the curricular composition of the TE courses. en
dc.format.extent 427 p.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Pensamento pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.title Educação tecnológica com perspectiva transformadora: a formação docente na constituição de estilos de pensamento pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Delizoicov, Demetrio pt_BR


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