O Gênero carta de conselhos em revistas online: na fronteira entre o entretenimento e a autoajuda

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O Gênero carta de conselhos em revistas online: na fronteira entre o entretenimento e a autoajuda

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rodrigues, Rosangela Hammes pt_BR
dc.contributor.author Pereira, Rodrigo Acosta pt_BR
dc.date.accessioned 2013-03-04T19:40:17Z
dc.date.available 2013-03-04T19:40:17Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 313750 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99365
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística pt_BR
dc.description.abstract Diversas pesquisas contemporâneas no campo da Linguística Aplicada têm procurado compreender a constituição e o funcionamento dos gêneros do discurso. Nesta tese apresentamos a análise do gênero do discurso carta de conselhos, publicado em revistas online. A pesquisa baseia-se nos estudos do Círculo de Bakhtin, e estudos contemporâneos da Análise Dialógica de Discurso, nos estudos sobre comunicação virtual e nos estudos sociológicos de Giddens. Os dados são formados por 30 (trinta) exemplares do gênero carta de conselhos, publicados nas revistas online Claudia, Nova e Veja, no período de 10 a 17 de março de 2010. Inicialmente, analisamos a dimensão social do gênero, focalizando sua esfera social e seu cronotopo. Observamos que, na contemporaneidade, o jornalismo de revista online tem se caracterizado como um jornalismo de revista especializado, seguindo caminhos discursivos múltiplos, dentre eles o do entretenimento e da autoajuda. Em relação ao grande cronotopo, pudemos compreender que a carta de conselhos se constitui nas condições sócio-históricas da modernidade tardia, um tempo-espaço da angústia existencial, da cultura de riscos e da busca incessante por respostas para os problemas da vida social. Acerca do pequeno cronotopo do gênero carta de conselhos, a situação social de interação, constatamos que a posição de autoria é discursivamente construída por profissionais de diferentes esferas de atuação que assinam as cartas e que são denominados pelas revistas como conselheiros ou articulistas. Quanto ao interlocutor previsto, entendemos que é o leitor da revista, um sujeito interessado em saber sobre os problemas íntimos do outro e as soluções propostas para esses problemas (que inclusive podem se projetar como seus). Em um segundo momento, procuramos analisar a dimensão verbo-visual do gênero. Como resultados, observamos que o objeto do discurso do gênero carta de conselhos é o reclamante e seu dizer, ao passo que o projeto discursivo da carta é a evidenciação desse dizer do reclamante e a reação-resposta do conselheiro/articulista frente a esse dizer. Além disso, na análise das relações dialógicas, observamos que o conselheiro/articulista avalia o discurso do reclamante a partir de movimentos dialógicos convergentes e divergentes. Quanto às projeções de estilo, o autor do gênero carta de conselhos se utiliza de diversos recursos de estilo, como: verbos de introdução do discurso do outro, modalizadores, marcadores conversacionais, perguntas retóricas, marcadores avaliativos e verbos conjugados nas 1as pessoas do singular e do plural, que estão a serviço da orientação apreciativa do conselheiro/articulista face aos problemas do reclamante. Em relação à intercalação da carta do reclamante, entendemos que ela se apresenta como um elemento composicional da carta de conselhos e se conjuga à reação-resposta do conselheiro/articulista como enunciado citado. A fotografia do conselheiro/articulista inserida na carta, por sua vez, também se apresenta como um elemento composicional do gênero e está a serviço da construção de elos pessoais, além de ratificar a postura de autor e o ethos do conselheiro/articulista. A partir desses resultados, interpretamos a carta de conselhos como um gênero híbrido perpassado pelos discursos do jornalismo de entretenimento e de autoajuda. pt_BR
dc.format.extent 261 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject.classification Linguística pt_BR
dc.subject.classification Linguistica aplicada pt_BR
dc.subject.classification Periódicos eletrônicos pt_BR
dc.title O Gênero carta de conselhos em revistas online: na fronteira entre o entretenimento e a autoajuda pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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