As Atividades de redação em livros didáticos (1955-1973) de Theobaldo Miranda Santos

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As Atividades de redação em livros didáticos (1955-1973) de Theobaldo Miranda Santos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rodrigues, Rosangela Hammes pt_BR
dc.contributor.author Oliveira, Alyne Renata de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T07:04:37Z
dc.date.available 2012-10-26T07:04:37Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 301267 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95912
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa As práticas de leitura e produção textual nas aulas de Língua Portuguesa: ontem e hoje, coordenado pela Prof.ª, Dr.ª Rosângela Hammes Rodrigues e vinculado ao grupo de pesquisa NELA (Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada). O objetivo desta pesquisa foi analisar como se constitui a redação como conteúdo de ensino e aprendizagem em quatro livros didáticos do antigo 4º ano primário, de autoria deTheobaldo Miranda Santos. Para tanto, essa pesquisa se inscreveu numa abordagem transdisciplinar, pois se fundamentou na perspectiva interacionista da linguagem proposta pelo Círculo de Bakhtin, na perspectiva do ensino e aprendizagem de língua de natureza operacional e reflexivo proposto por Geraldi (2003 [1991], 2008 [1984]) e outros pesquisadores e no campo da História da Educação com pesquisas que tiveram como foco os estudos da constituição dos livros didáticos e a formação dos conteúdos escolares de Língua Portuguesa. Tendo por base os procedimentos da pesquisa documental, foi reconstituído o contexto sócio-histórico do autor Theobaldo Miranda Santos e da circulação dos livros didáticos selecionados. A análise constatou que as atividades de redação se diferenciavam nos objetivos a atingir, levando essa pesquisa a organizá-las em quatro agrupamentos na sequência discriminados: as atividades do primeiro agrupamento fixam o conteúdo gramatical, tendo em vista que, conforme a concepção da época, esse conhecimento era considerado necessário para a escrita de redações; o segundo agrupamento compõe-se de atividades que visam levar o aluno à apropriação de textos escolarizados: narração, descrição, diálogo, entre outros; o terceiro agrupamento dispõe de atividades que solicitam a escrita de textos que existem socialmente (carta, bilhete, recibo, telegrama e resumo), fazendo referência aos elementos da interação (destinatário, objetivo), ainda que de modo fictício; e, finalmente, o quarto agrupamento é composto por orientações de como escrever determinado texto, ou seja, visam apresentar ao aluno o conhecimento processual de escrita de carta, telegrama, história, recibo e requerimento. Assim, basicamente, os livros didáticos analisados se constituem de atividades de gramática, vistas como preparatórias para a escrita de redações; de atividades que cobram do aluno a escrita de textos escolarizados e de textos que existem socialmente, pressupondo que o aluno deve se apoiar no próprio "dom"; e, em menor proporção, de orientações que indicam a necessidade de desenvolver no aluno as habilidades de escrita de redação. pt_BR
dc.format.extent 218 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Linguistica pt_BR
dc.subject.classification Lingua portuguesa - pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Livros didaticos pt_BR
dc.title As Atividades de redação em livros didáticos (1955-1973) de Theobaldo Miranda Santos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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