Percepção e produção de aprendizes brasileiros de francês: o caso das vogais médias anteriores arredondadas

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Percepção e produção de aprendizes brasileiros de francês: o caso das vogais médias anteriores arredondadas

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Berri, Andre Rutigliani pt_BR
dc.contributor.author Restrepo, Júlia Crochemore pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T05:35:21Z
dc.date.available 2012-10-26T05:35:21Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 297139 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95749
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Este estudo investigou o comportamento acústico das vogais anteriores médias arredondadas do francês ... e ... na fala de seis aprendizes brasileiros de FLE, bem como a percepção que aprendizes brasileiros têm das vogais produzidas por franceses nativos. Os informantes foram selecionados entre estudantes de sexo feminino do Curso de Graduação em Letras R Francês da Universidade Federal de Santa Catarina. Os dados coletados com essas informantes puderam ser confrontados com os dados coletados com informantes francesas, moradoras da região parisiense. Os resultados deste trabalho demonstram que o tempo de aprendizado (ou experiência) com a língua estrangeira melhora a percepção que as estudantes brasileiras têm das vogais ... e ..., e que a melhoria da percepção é acompanhada de uma melhoria na qualidade da produção das mesmas vogais. pt_BR
dc.description.abstract Cette étude a pour but d.enquêter à propos du comportement acoustique des voyelles moyennes antérieures et arrondies ... et ... du français chez six apprenants brésiliens du FLE. Cette enquête porte aussi sur la perception des apprenants brésiliens par rapport aux voyelles réalisées par des français natifs. Les locuteurs ont été sélectionnés parmi les étudiants de sexe féminin du Cours de Licence en Lettres R Français de l.Universidade Federal de Santa Catarina. Les données recueillies auprès de ces locutrices ont pu être comparées avec celles des locutrices françaises demeurant en région parisienne. Les résultats de cette recherche nous ont montré que le temps d.apprentissage (ou l.expérience) en langue étrangère améliore la perception des voyelles ... et ..., et que l.amélioration de la perception est suivie d.une amélioration de la qualité de la production de ces voyelles. en
dc.format.extent 144 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Linguistica pt_BR
dc.subject.classification Lingua francesa pt_BR
dc.subject.classification Vogais pt_BR
dc.subject.classification Lingua francesa pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino - Falantes estrangeiros pt_BR
dc.subject.classification Fonetica pt_BR
dc.subject.classification Vogais pt_BR
dc.title Percepção e produção de aprendizes brasileiros de francês: o caso das vogais médias anteriores arredondadas pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Seara, Izabel Christine pt_BR


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