dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Backes, Vania Marli Schubert |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ferraz, Fabiane |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T19:12:43Z |
|
dc.date.available |
2012-10-25T19:12:43Z |
|
dc.date.issued |
2012-10-25T19:12:43Z |
|
dc.identifier.other |
292132 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95003 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2011 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Em 2004, foi instituída a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde(PNEPS) no Brasil. Após sua avaliação e revisão, foi aprovada, em 2007, a Portaria no 1.996/07, que instituiu a condução da PNEPS pelos Colegiados de Gestão Regional(CGR), com apoio das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço(CIES) formadas por representantes da gestão, atenção, ensino e controle social. Atualmente, em Santa Catarina(SC), a condução locorregional da PNEPS é realizada por 16 CGR e 16 CIES, sendo a Diretoria de Educação Permanente em Saúde o órgão responsável pela PNEPS no Estado. O estudo teve como objetivos gerais analisar como se efetiva a estratégia de desenvolvimento - Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço - da PNEPS, na perspectiva dos sujeitos sociais envolvidos em duas comissões que realizam ações, produzindo ou não, mudanças que contemplam a referida política; estimular a ação-reflexão-ação no processo de trabalho das CIES, a partir dos temas geradores que surgirem, por meio da concepção dialógica de Paulo Freire. Estudo qualitativo, do tipo pesquisa-participante, desenvolvido através da adequação da Investigação Temática(IT) elaborada por Freire. A IT ocorreu de maio-dezembro/2009 e envolveu 56 membros de duas CIES de SC/Brasil. Após a formação de dois círculos de investigação, os membros de cada CIES participaram das etapas levantamento dos temas geradores, codificação, decodificação e desvelamento crítico da realidade. A observação participante e o diálogo foram as principais técnicas de coleta de informações. A análise qualitativa dos dados ocorreu concomitante à coleta e as informações que emergiram nos círculos foram agrupadas em quatro temáticas que compuseram os resultados. A investigação foi aprovada no Comitê de Ética da SES/SC, processo no 0028.1604-09. A primeira temática dos resultados foi "aspectos organizacionais, estruturais e relacionais do contexto das CIES" e evidenciou a proposta de revisão do plano regional de educação permanente em saúde e do regimento interno das CIES, a necessidade de melhorar a estrutura e divulgação das CIES e a superação das relações de opressão através do empoderamento. O "conhecimento dos sujeitos sociais das CIES sobre a PNEPS" emergiu da percepção da maioria dos participantes sobre o seu limitado conhecimento da PNEPS, ainda refletiram a inexistência de estruturas nos municípios que se responsabilizem pela articulação e disseminação de conhecimento sobre a PNEPS e, a deficiência de ferramentas de divulgação das CIES e da política. A temática "participação e envolvimento dos sujeitos sociais nas CIES" emergiu do processo reflexivo sobre a dificuldade de participação e envolvimento dos segmentos gestor, ensino e controle social nas CIES. A última temática "gestão dos recursos financeiros da PNEPS destinados às CIES" apresentou como desafios a serem superados a burocratização, a indefinição de formas de gestão financeira e a morosidade que permeia as estruturas públicas regionais responsáveis pela gestão dos recursos. A IT permitiu aos membros das CIES deixarem a posição de sujeitados para assumir a de sujeitos sociais dentro das comissões, implicados com o desafio de buscar conhecimento e fazer as mudanças necessárias na realidade dos serviços e comunidades através da compreensão de que a EPS pode e deve ser uma ferramenta de gestão para essa finalidade. |
pt_BR |
dc.format.extent |
421 p.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação permanente |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Politica de saude |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Recursos humanos na saude |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Saude |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Financiamento |
pt_BR |
dc.title |
Contexto e processo de desenvolvimento das comissões permanentes de integração ensino-serviço: perspectiva dos sujeitos sociais pautada na concepção dialógica de Freire |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Mercado-Martinez, Francisco Javier |
pt_BR |