dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Veronese, Josiane Rose Petry |
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dc.contributor.author |
Lima, Fernanda da Silva |
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dc.date.accessioned |
2012-10-25T02:57:47Z |
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dc.date.available |
2012-10-25T02:57:47Z |
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dc.date.issued |
2012-10-25T02:57:47Z |
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dc.identifier.other |
281155 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93741 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito, Florianópolis, 2010 |
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dc.description.abstract |
O desenvolvimento desta pesquisa focalizado na proteção integral aos direitos de crianças e adolescentes negros requer uma análise interdisciplinar entre o Direito e a Sociologia. O Direito da Criança e do Adolescente consubstancia-se num ramo jurídico autônomo com normas e princípios próprios consagrador da doutrina da proteção integral. Tal doutrina eleva a condição de crianças e adolescentes a sujeitos de direitos reconhecendo-os como pessoas em estágio de desenvolvimento diferenciado e que por isso gozam de absoluta prioridade para a efetivação dos seus direitos fundamentais. Já o aporte teórico da Sociologia utilizado neste trabalho estuda a complexa temática que envolve as relações raciais na sociedade brasileira apontando expressivamente que o racismo, o preconceito racial e a discriminação racial são elementos impeditivos à efetivação dos direitos de crianças e adolescentes negros. Assim, a proteção integral disposta para crianças e adolescentes tem a finalidade de promover a efetivação dos seus direitos independentemente de sua cor, raça, sexo, religião, cultura. O Direito da Criança e do Adolescente veda a discriminação racial, mas não propõe medidas específicas de combate a esse processo discriminatório. O objetivo geral da pesquisa é verificar se a proteção sistemática proposta pelo Direito da Criança e do Adolescente promove a igualdade racial no país. O primeiro capítulo faz uma incursão histórica sobre as crianças e adolescentes negros no Brasil situando a infância desde o último século do período escravocrata (séc. XIX) até a contemporaneidade. O segundo capítulo traz uma abordagem teórico-conceitual sobre as relações raciais e o movimento anti-racista no Brasil. O terceiro capítulo se destina a investigar a doutrina da proteção integral e o sistema de garantias de direitos a partir do ordenamento jurídico brasileiro para verificar a possibilidade do investimento em políticas de ação afirmativa. E o último capítulo pontua as principais dificuldades encontradas atualmente para a efetivação da igualdade racial para crianças e adolescentes negros. O estudo aplicou o método de abordagem indutivo, com procedimento monográfico e realizado através de levantamento bibliográfico. |
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dc.format.extent |
320 p.| il., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Direito |
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dc.subject.classification |
Crianças |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Proteção |
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dc.subject.classification |
Adolescentes |
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dc.subject.classification |
Proteção |
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dc.subject.classification |
Negros - |
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dc.subject.classification |
Direitos civis |
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dc.subject.classification |
Igualdade |
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dc.subject.classification |
Garantia (Direito) |
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dc.title |
A Proteção integral de crianças e adolescentes negros: um estudo do sistema de garantia de diretos para a promoção da igualdade racial no Brasil |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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