Os pronomes nós e a gente em livros didáticos de língua portuguesa

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Os pronomes nós e a gente em livros didáticos de língua portuguesa

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Coelho, Izete Lehmkuhl pt_BR
dc.contributor.author Junkes, Márcia Maria pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T02:33:30Z
dc.date.available 2012-10-24T02:33:30Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 261555 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91792
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo central desta pesquisa é descrever o tratamento dado aos pronomes pessoais de primeira pessoa do plural (NÓS e A GENTE), na função de sujeito, em alguns livros didáticos do Ensino Fundamental, indicados pelo MEC - Ministério da Educação e Cultura, nas últimas duas décadas. A idéia que sustenta esta pesquisa é a de que há variação nas formas pronominais de primeira pessoa do plural nos textos que são publicados nos livros didáticos e essa variação não está vinculada à descrição do A GENTE como pronome nos exercícios de gramática constantes nos conteúdos desses livros. As amostras para pesquisa foram constituídas pelos textos escolhidos para fazerem parte das duas diferentes coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa para as últimas quatro séries do Ensino Fundamental, utilizadas na rede pública de ensino no final da década de 1990 e início de 2000. Para o estudo do fenômeno em variação, os dados foram analisados sob o aparato teórico da teoria da variação e mudança lingüística, proposto por Labov (1972). Foram controlados grupos de fatores lingüísticos e estilísticos, entre eles: pessoa do discurso, paralelismo formal, preenchimento do sujeito, saliência fônica, gênero textual, finalidade do texto, série de estudo e autor/coleção. Também foi realizada uma análise qualitativa de cada coleção, com o intuito de averiguar se há de fato uma preocupação dos autores ou editoras em apresentar, nos livros, questões sobre a valorização da variedade lingüística, visto que uma das coleções fora publicada após a divulgação dos PCNs _ Parâmetros Curriculares Nacionais; e, este documento sugere que a disciplina de Língua Portuguesa valorize as variedades da linguagem oral produzidas pelos falantes. De modo geral, os resultados apontam para um significativo indicador de uso do pronome A GENTE como primeira pessoa nos textos que compõem os livros didáticos de Língua Portuguesa (principalmente da 5a. série), no entanto, o mesmo não é apresentado como uma das formas do paradigma pronominal. Por outro lado, apresentam-se, com evidências na coleção publicada após a introdução dos PCNs, algumas discussões sobre variação lingüística. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Linguistica pt_BR
dc.subject.classification Lingua portuguesa (Primeiro grau) pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Livros didaticos pt_BR
dc.subject.classification Lingua portuguesa - pt_BR
dc.subject.classification Pronomes pt_BR
dc.title Os pronomes nós e a gente em livros didáticos de língua portuguesa pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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