dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Oliveira, Roberta Pires de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Souza, Tharen Teixeira de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T18:57:32Z |
|
dc.date.available |
2012-10-23T18:57:32Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
255274 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91123 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação tem como objetivo discutir a aquisição da categoria aspecto no português do Brasil (PB). Assumimos aspecto como a constituição temporal interna de uma situação (Comrie, 1976) e partimos da concepção inatista da aquisição da linguagem. Parece ser consenso na literatura sobre aquisição da linguagem que as crianças adquirindo uma língua associam de um lado passado, formas perfectivas e predicados télicos e de outro, presente, formas imperfectivas e predicados atélicos. Isso acontece no inglês, no chinês, no espanhol e em outras línguas. Nosso objetivo neste trabalho é verificar se as crianças adquirindo o PB fazem, por um lado, a correlação entre formas perfectivas e predicados télicos e por outro, formas imperfectivas e predicados atélicos, associação que designamos #hipótese da perfectividade#. Para isso, analisamos sentenças produzidas pelas crianças nos tempos passado, presente e futuro e as classificamos em relação à perfectividade e à acionalidade (seguindo Vendler, 1967). Foram examinados, longitudinalmente, dados de produção espontânea de duas crianças adquirindo o PB entre as idades de 1;8 a 3;7 anos. A análise dos dados vai ao encontro da literatura sobre aquisição de aspecto: as crianças adquirindo o PB associam por um lado passado/perfectivo/télico e por outro, presente/imperfectivo/atélico e diferenciam passado e não-passado já na primeira faixa etária, 1;8 anos. |
pt_BR |
dc.format.extent |
92 f.| grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Linguistica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Lingua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Semântica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aquisição de linguagem |
pt_BR |
dc.title |
Investigando na aquisição do PB a hipótese da perfectividade |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Lopes, Ruth Elisabeth Vasconcellos |
pt_BR |