Investigando na aquisição do PB a hipótese da perfectividade

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Investigando na aquisição do PB a hipótese da perfectividade

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Oliveira, Roberta Pires de pt_BR
dc.contributor.author Souza, Tharen Teixeira de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T18:57:32Z
dc.date.available 2012-10-23T18:57:32Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 255274 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91123
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação tem como objetivo discutir a aquisição da categoria aspecto no português do Brasil (PB). Assumimos aspecto como a constituição temporal interna de uma situação (Comrie, 1976) e partimos da concepção inatista da aquisição da linguagem. Parece ser consenso na literatura sobre aquisição da linguagem que as crianças adquirindo uma língua associam de um lado passado, formas perfectivas e predicados télicos e de outro, presente, formas imperfectivas e predicados atélicos. Isso acontece no inglês, no chinês, no espanhol e em outras línguas. Nosso objetivo neste trabalho é verificar se as crianças adquirindo o PB fazem, por um lado, a correlação entre formas perfectivas e predicados télicos e por outro, formas imperfectivas e predicados atélicos, associação que designamos #hipótese da perfectividade#. Para isso, analisamos sentenças produzidas pelas crianças nos tempos passado, presente e futuro e as classificamos em relação à perfectividade e à acionalidade (seguindo Vendler, 1967). Foram examinados, longitudinalmente, dados de produção espontânea de duas crianças adquirindo o PB entre as idades de 1;8 a 3;7 anos. A análise dos dados vai ao encontro da literatura sobre aquisição de aspecto: as crianças adquirindo o PB associam por um lado passado/perfectivo/télico e por outro, presente/imperfectivo/atélico e diferenciam passado e não-passado já na primeira faixa etária, 1;8 anos. pt_BR
dc.format.extent 92 f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Linguistica pt_BR
dc.subject.classification Lingua portuguesa pt_BR
dc.subject.classification Semântica pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Aquisição de linguagem pt_BR
dc.title Investigando na aquisição do PB a hipótese da perfectividade pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Lopes, Ruth Elisabeth Vasconcellos pt_BR


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