A formação continuada do professor: uma prática para a construção do comando de produção textual

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A formação continuada do professor: uma prática para a construção do comando de produção textual

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Junkes, Terezinha Kuhn pt_BR
dc.contributor.author Hütner, Nagely Beatriz pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T23:47:31Z
dc.date.available 2012-10-22T23:47:31Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 247315 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89587
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa objetiva analisar e avaliar o impacto de uma atividade de formação continuada oferecida a um grupo de 30 professores atuantes na rede pública municipal de ensino de Cascavel-PR. Com o intuito de que esses profissionais pudessem assumir uma postura diferenciada em relação ao ensino de produção textual, a formação continuada centrou-se no trabalho de discussão, análise e reformulação do conceito de comando de produção textual de que se valiam esses profissionais na prática docente. Para tanto, adotou-se o conceito de comando proposto por Franco Junior, Vasconcelos e Menegassi (1997), o qual, no decorrer deste trabalho, foi ampliado de modo que atendesse às necessidades do estudo desenvolvido. Sendo assim, consideraram-se, como parte do comando de produção textual, além da orientação sobre atividade a ser realizada e da alimentação temática, as condições de produção propostas por Bakhtin (2003). Esta pesquisa organizou-se em três etapas: na primeira, realizou-se a coleta inicial dos dados - através do instrumento questionário. Pela análise desses dados, pôde-se avaliar o entendimento que as professoras tinham do conceito de comando de produção textual e saber como elas os elaboravam. Na segunda etapa, realizou-se a atividade de formação continuada; na terceira, a análise dos dados coletados no decorrer da pesquisa. As participantes deste estudo apresentaram perfis distintos: 1) professoras formadas em letras e 2) professoras formadas em pedagogia; todavia, a variável da formação acadêmica não acarretou diferenças significativas nos resultados. Os dados da pesquisa demonstraram que, a princípio, as professoras dominavam parcialmente a elaboração dos comandos. Após a atividade de formação continuada, uma porcentagem bem maior dessas profissionais conseguiu atingir comandos adequados ao ensino da produção textual, conforme o que se estabeleceu como comando de produção textual para esta pesquisa. The present research aimed at proposing a continuous formation activity to a group formed with 30 teachers who work at the public education system in Cascavel - PR. The continuous formation activity centered in the discussion, analysis and reformulation of the concept of textual production command in order to enable the professionals to assume a different position in relation to the textual production teaching/learning. To do so, the work adopted the concept of command based on Franco Junior, Vasconcelos e Menegassi (1997), which was amplified along with this research to be inter-related to the needs and aims of the developed work. Upon this perspective, the social conditions of production proposed by Bakhtin (2003) were considered as a part of the textual production command as well as the orientations concerning the activities and the activity themes. This research was organized in three steps: firstly, an initial data collecting was realized - throughout a questionnaire - and throughout the data analysis and concerning these steps. From these stages, it was possible to evaluate the comprehension that the teachers had about the concept of textual production command and know how they elaborate them; secondly, a continuous formation activity was realized; thirdly, the collecting data was analyzed. The participants of this study present distinct profiles: 1) teachers graduated in Language and Literature undergraduation course; 2) teachers graduated in Pedagogy. However, the variable of academic formation didn't cause meaningful differences in the results. The research data demonstrated that, at firstly, the teachers dominated partially the command elaborations. After the continuous formation activity, a bigger percentage of these professionals could get adequate commands to the textual production teaching in accordance with what was established as textual production command along with the research. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Linguistica pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Educação permanente pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Produção de textos pt_BR
dc.title A formação continuada do professor: uma prática para a construção do comando de produção textual pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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